CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O Cartório Eleitoral instalado no Fórum da Comarca de Capinópolis, pode ser transferido para a Comarca de Canápolis, há 43,1km de distância. Caso a transferência ocorra, os eleitores e candidatos à cargos eletivos de Cachoeira Dourada, Ipiaçu e Capinópolis terão de se deslocar até a comarca canapolina para resolver pendências, efetuar atualizações, prestações de contas, treinamentos e cadastros.
Uma forma de evitar a transferência do Cartório Eleitoral local, é fazer o processo inverso, trazendo o Cartório Eleitoral de Canápolis para Capinópolis, que passaria a representar as cidades de Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Canápolis, Centralina e Capinópolis.
Um grande movimento nas redes sociais foi montado para evitar a transferência do Cartório Eleitoral de Capinópolis. Os interessados podem se manifestar por escrito sobre o tema através do e-mail rezoneamento@tre-mg.jus.br, até a próxima sexta-feira 14 de julho de 2017.
Uma ação conjunta envolvendo as cidades de Cachoeira Dourada, Ipiaçu e Capinópolis foi montada com o objetivo de enviar milhares de emails com a seguinte sugestão:
“Sugiro que o Cartório Eleitoral de Capinópolis seja mantido, trazendo para este Cartório, as atividades do Cartório Eleitoral da cidade de Canápolis (MG) o qual atende apenas as cidades de Canápolis e Centralina (MG) devido a proximidade de Capinópolis, passando o cartório de Capinópolis a atender as cinco cidades: Capinópolis, Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Canápolis e Centralina – MG”.
O objetivo do Tribunal Regional Eleitoral é cortar custos e mais uma vez, o contribuinte é quem deverá pagar a conta.
—