CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – A unidade do Castramóvel fará atendimento em Capinópolis de 19 à 22 de Abril para castração gratuita de cães e gatos. Os atendimentos serão feitos das 8h às 17h no Parque de Exposições João de Freitas Barbosa (JFB), no bairro Alvorada.
Serão 180 (cento e oitenta) castrações e os animais deverão estar cadastrados previamente para receber o atendimento veterinário. Os cadastros dos animais poderão ser efetuados à partir da próxima segunda-feira (17) no Parque JFB.
O Castramóvel é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais e foi viabilizado por meio do trabalho do vereador Daniel França (SD). Um ofício foi protocolado no gabinete do Deputado Noraldino Júnior no dia 05 de Abril de 2017 pelo vereador (veja).
“Estou feliz com a vinda da Castramóvel à Capinópolis, pois tenho certeza que vários animais serão alcançados, trabalho este, que trata de saúde pública e amor aos animais”, disse Daniel França.
No ofício, o vereador menciona a parceria com a Associação Protetora dos Animais de Capinópolis – SPAC – que atualmente, conta com sete voluntários.
Segundo Letícia Nero, voluntária e uma das fundadoras da SPAC, a associação surgiu em 2015 diante da necessidade de auxiliar os animais em situação de abandono – “Resolvemos criar a SPAC para ver se conseguíamos fazer mais em prol aos animais abandonados em nossa cidade. O maior objetivo da SPAC, além de ajudar esses animais, é debater, conscientizar e mobilizar a população e o Poder Público”, disse Letícia.
A associação ainda não está formalizada, portanto, não pode desenvolver convênios com o Poder Público. Vários pontos de alimentação para cães estão espalhados pela cidade. Segundo Letícia Nero, o custo com ração, medicamentos e até cirurgias são pagos por meio de captação de recurso com a realização de “pitstop”, venda de adesivos, venda de alimentos em eventos como o carnaval e também por meio de doações da sociedade.
Capinópolis tem uma grande quantidade de cães abandonados que vagam pelas ruas, a SPAC fará uma ação para capturar os animais e encaminhá-los à castração – “Tem muita gente que cuida de animais que foram abandonados na porta de casa. A gente pede para que a população nos ajude a fazer os cadastros. Quanto aos animais que estão à deriva, iremos montar uma equipe para buscar o animal e vamos abrigá-los lá na exposição. No pós-operatório, iremos mantê-los lá (…) para que possam ser medicados”, pontuou Letícia.
O deputado estadual Noraldino Júnior incluiu ações no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) do Governo de Minas Gerais para a causa animal e o Castramóvel vem percorrendo várias regiões do Estado.
O custo de uma castração é de aproximadamente R$400 (Quatrocentos Reais) e a medicação utilizada no pós-operatório é de aproximadamente R$200 (Duzentos Reais).
O prefeitura municipal de Capinópolis entrará com contrapartida no projeto, com o pagamento da alimentação e hospedagem da equipe de auxiliares e veterinários do Castramóvel.