Capinópolis, Minas Gerais. As celebrações do Outubro Rosa foram encerradas em Capinópolis na noite da última quarta-feira (31.Out.23), no Salão de Eventos João Felippe.
A palestra foi ministrada por Isabella Drummond Laterza Alves, com o tema “Como atuar em Rede? Aspectos psicossociais do paciente oncológico”.
A equipe da Saúde, Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Capinópolis – AVCCC, participaram.
A população também marcou presença no evento que buscou levar mais informações sobre o apoio psicossocial, que desempenha um papel fundamental no manejo do câncer. Isso pode incluir terapia de apoio, grupos de apoio, aconselhamento psicológico e apoio de amigos e familiares.
Estresse e ansiedade, depressão, isolamento social, medo da morte, impacto na qualidade de vida e problemas financeiros são fatores que impactam diretamente o paciente, que deve buscar apoio.
Celebrações do Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis deu início à série de eventos que promoveram o Outubro Rosa no dia 10 de outubro. A campanha é realizada no mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
Mais uma edição do “Saúde Em Ação” nos bairros foi realizada, desta vez, com ações voltadas à celebração do Outubro Rosa. Na noite do dia 19, foi a vez do Residencial Vale dos Sonhos receber as equipes. As equipes do Rotary e da AVCC-C participaram.
“Saúde em Ação” foi realizado no Residencial Vale dos Sonhos | Foto: Paulo Braga
A Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Capinópolis (AVCC-C) promoveu uma caminhada de conscientização no dia 21, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama neste Outubro Rosa. A caminhada saiu da Praça João Moreira de Souza e percorreu o Centro da cidade.
Equipe da AVCC-C na Praça João Moreira de Souza | Foto: Ananda Braga
A CRV Industrial e a Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis realizaram uma ação de prevenção para celebrar o Outubro Rosa. A ação recebeu o nome de “Ame-se o ano todo”, e foi realizada na sexta-feira (27.Out.23) nas instalações da empresa.
As enfermeiras de Atenção Primária abordaram a importância do autocuidado na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
Uma estrutura foi organizada no ambulatório da empresa para receber pedidos de exames.