O ano de 2022 se encerra com um balanço de perdas irreparáveis no jornalismo, música e política.
Elza Soares
Elza Soares foi uma das maior vozes negras do Brasil. A contara morreu em 20 de janeiro de 2022.
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho, escritor, que ganhou projeção ao se tornar o guru do bolsonarismo, morreu em 24 de janeiro. Foi um grande negacionista da covid-19.
Ludmila Ferber
Ludmila Múrias Ferber foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira de música cristã. Lutava contra um câncer. Morreu em 27 de janeiro.
Isaac Bardavid
Isaac Bardavid foi um ator, dublador e poeta brasileiro. Bardavid é considerado um dos grandes nomes da dublagem brasileira, tendo dublado personagens como Wolverine, Freddy Krueger e Esqueleto. Como ator, tornou-se conhecido por ter atuado em Escrava Isaura e O Cravo e a Rosa.
Arnaldo Jabor
Arnaldo Jabor foi um cineasta, roteirista, diretor de cinema e TV, produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor brasileiro. Ficou conhecido por seus comentários no Jornal Nacional — o maior telejornal da tv brasileira. Jabor morreu no dia 15 de fevereiro.
Paulinha Abelha
Paula de Menezes Nascimento Leca Viana morreu aos 43 anos. Foi uma cantora brasileira de forró eletrônico. Tornou-se conhecida por integrar os vocais da banda Calcinha Preta.
Milton Gonçalves
Milton Gonçalves foi um ator, diretor, cantor, dublador e produtor brasileiro. Considerado um dos principais e mais importantes atores do Brasil. Atuou, principalmente, nas novelas da Tv Globo.
Dom Luiz de Orleans e Brangança
Luiz Gastão de Orléans e Bragança, foi um descendente da família imperial brasileira. Morreu em julho de 2022. Filho primogênito de Pedro Henrique de Orléans e Bragança.
Rainha Elizabeth IIª
Foi rainha do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte em 2022. Ela reinou em 32 estados independentes durante a sua vida, 14 dos quais até à data da sua morte.
Guilherme de Pádua
Guilherme de Pádua Thomaz foi um ator, criminoso e pastor brasileiro. Ficou nacionalmente conhecido por ter assassinado brutalmente a atriz Daniella Perez, sua colega de elenco e par romântico na novela De Corpo e Alma. Daniella era filha de Gloria Perez, autora da telenovela.
Maria Fernanda Meireles
Maria Fernanda Meireles Correia Dias foi uma atriz brasileira, filha da poetisa Cecília Meireles e do pintor Fernando Correia Dias. Na televisão, destacou-se em telenovelas como Gabriela, Pai Herói e Dona Beija.
João Paulo Diniz
João Paulo Falleiros dos Santos Diniz foi um investidor bilionário e empresário brasileiro dono da Componente, uma empresa de investimentos criada, em 2003, para administrar os seus diversos negócios. Era formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e frequentou a London Business School.
Jô Soares
José Eugênio “Jô” Soares, foi um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e artista plástico brasileiro.
Cláudia Jimenez
Cláudia Maria Patitucci Jimenez foi uma atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, incluindo um Prêmio APCA e o prêmio de Melhor Atriz pelo Festival de Brasília, além de ter recebido indicação para um Troféu Imprensa.
Marilene Galvão
Por décadas, Marilene fez dupla com a irmã mais velha Mary Galvão, com quem gravou 80 discos. Um dos maiores sucessos é a música “Beijinho Doce”.
Paulo Roberto Costa
Paulo Roberto Costa ComMD foi um engenheiro brasileiro e ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, entre 2004 e 2012. Ficou conhecido por seu envolvimento no esquema de corrupção na estatal investigado pela Operação Lava Jato.
Susana Naspolini
A repórter era uma das mais populares da TV Globo no Rio, onde deixou sua marca por anos no quadro de jornalismo comunitário RJ Móvel, do RJ1.
Rolando Boldrin
Rolando Boldrin foi um apresentador — do programa “Senhor Brasil, da Tv Cultura”, ator, cantor, escritor e compositor brasileiro.
Gal Costa
Um dos ícones da música brasileira, Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos e conhecida como Gal Costa, foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira.
Roberto Guilherme
O ator Roberto Guilherme, nome artístico de Edward Guilherme Nunes da Silva, foi um ator, dublador e humorista brasileiro. Em 1963, iniciou uma longa parceria artística com Renato Aragão, tornando-se conhecido pelo personagem Sargento Pincel do programa ‘Os Trapalhões’.
Erasmo Carlos
O cantor Erasmo Esteves, conhecido artisticamente como Erasmo Carlos, foi um cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor brasileiro.
Márcia Manfredini
Márcia Manfredini realizou vários trabalhos na telinha, tendo atuado em séries como Três Teresas (2013), Brasil a Bordo (2017) e Família Paraíso (2022) e novelas como Eta Mundo Bom! (2016) e Carinha de Anjo (2016-2018). Ela também teve uma participação marcante em Carrossel: O Filme (2015).
Pedro Paulo Rangel
Pedro Paulo Rangel foi um ator, diretor, tradutor e letrista brasileiro.
Pelé – Édson Arantes do Nascimento
O futebol perdeu no dia 29 de dezembro, o maior jogador de todos os tempos. O Brasil perdeu hoje o maior ídolo de sua história. O mundo perdeu hoje Pelé. O ex-jogador morreu aos 82 anos, após um período de internação no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento não resistiu a complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa seis filhos.
Joseph Ratzinger – Bento 16 – Papa emérito
O papa emérito morreu no dia 31 de dezembro de 2022. O alemão ficará marcado pela decisão surpreendente, em 11 de fevereiro de 2013, de renunciar ao papado. Desde Gregório 12, em 1415, um pontífice não deixava por conta própria a chefia da Igreja Católica.