CAPINÓPOLIS, PONTAL MINEIRO – A Cia. Energética de Minas Gerais é uma das maiores concessionárias de energia do país e teoricamente, deveria prestar um serviço à altura.
Moradores de Capinópolis estão enfrentando constantes e perigosas oscilações de tensão na energia elétrica, variação que vem danificando e inutilizando eletrodomésticos e eletrônicos.
Segundo um técnico em informática da cidade, ultimamente a demanda por fontes de energia, fusíveis, estabilizadores, placas de rede e modem estão a cima da média. Muitos computadores chegam no estabelecimento com peças inoperantes, supostamente danificadas pela grande variação de tensão energética.
O problema é grave e preocupa até na hora do banho, pois o chuveiro elétrico também oscila de acordo com a energia e o que era para ser um banho relaxante, acaba se tornando um momento tenso.
Segundo cálculos do grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, a queima de equipamentos eletrônicos por causa de variações na tensão chega a R$ 100 milhões, somente para os consumidores residenciais do país.
A gerencia regional da Cemig não foi encontrada para falar do assunto.