Após cerca de 38 horas sem energia elétrica, as 13 cidades afetadas pela queda das torres de transmissão de energia da Companhia Energética de Minas Gerais — Cemig—, tiveram seu fornecimento restabelecido na manhã deste domingo (17.out.2021). Ao todo, 8 torres foram derrubadas por um vendaval registrada na tarde da última sexta-feira (15).
A queda no fornecimento afetou Cachoeira Dourada, Campina Verde, Capinópolis, Carneirinho, Gurinhatã, Ipiaçu, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Santa Vitória, São Francisco de Sales e União de Minas.
O prejuízo em alguns estabelecimentos comerciais como açougues, supermercados e sorveterias ainda não foram contabilizados.
O fornecimento de água em várias cidades também ficou comprometido e deve ter seu restabelecimento efetivado nas próximas horas.
“Nossa região passou por um problema de abastecimento de energia elétrica desde o fim da tarde da última sexta-feira, 15 de outubro. Desde então, pude acompanhar de perto toda dedicação e preocupação dos profissionais que ali estavam em resolver a situação, pois todos estavam preocupados com os hospitais, com a falta de água, com os aparelhos respiradores domiciliares, com a perca de produtos das residências e dos estabelecimentos… desde que a catástrofe natural aconteceu, nenhum deles pararam para descansar, pois a meta era finalizar só quando o problema fosse resolvido”, disse o prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto.
A prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, também acompanhou de perto o trabalho dos profissionais da Cemig.
Um grande efetivo de profissionais da Cemig, entre engenheiros, técnicos e eletricistas foram deslocados para efetuarem o reparo desde sexta-feira.