ITUIUTABA – A efetivação de uma equipe, ou Central de Convênios nas Prefeituras Municipais é um diferencial para que as administrações públicas consigam buscar recursos do Governo Federal com as Transferências Voluntárias.
Um projeto bem elaborado, além dos cumprimentos de prazo desde a inserção no SINCONVI, são fatores predominantes para o sucesso desse projeto e a liberação dos recursos.
Em Ituiutaba, desde a implantação do Programa de Gestão Para Resultados, iniciativa do prefeito Luiz Pedro, foi implementada a Central de Convênios e projetos, que funciona na sede do Gabinete do Prefeito, diminuindo, inclusive a morosidade em muitos projetos.
“Sempre disseram que existe muito recurso para ser liberado, e o que falta são bons projetos por parte das Prefeituras, e isso nos motivou a criar essa equipe”, disse o prefeito.
Para o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo, a modernização da administração pública é fundamental para que o município possa ter elementos que o desenvolva com qualidade, e para isso deve haver a inserção de recursos do município, do Estado e da União. “Desde 2010 temos buscado a melhoria no atendimento ao cidadão, e os números são satisfatórios. Temos acompanhado o monitoramento das informações da nossa administração, e esses índices facilita as mudanças necessárias para essa melhoria”, acrescentou.
Para especialistas em gestão reunidos em Belo Horizonte, é fundamental que os secretários, que também são agentes políticos, saberem o que na verdade é a administração pública e os princípios da Eficiência, Publicidade e Legalidade.
“Nossa administração tem feito uma verdadeira mudança e quebra de paradigmas em todos os setores, e os resultados estão aí, mas devemos conhecer bem os indicadores para que tenhamos sempre a busca pelo melhor”, completou o prefeito, que criou em 2014 a Central de Convênios na Prefeitura de Ituiutaba.