Cerca de 800 alunos estão sofrendo com goteiras e alagamentos em uma escola de Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas. Em um vídeo recebido pela reportagem de O TEMPO é possível ver a água atingindo a biblioteca da unidade e bem próximas a uma sala de aula. Alguns livros acabaram afetados. Funcionários e alunos improvisam baldes e vasilhas para contes a goteira e utilizam rodos para puxar a água.
De acordo com uma funcionária da Escola Estadual Santa Maria, que preferiu não se identificar, a escola tem um problema estrutural na laje de infiltração que se agravou ainda mais com a chuva. “Está praticamente chovendo dentro da escola e nem as funcionários estão dando conta de fazer a limpeza. Já tem mais de 15 anos que falam que vão fazer obras lá e não fazem”, relata.
Apesar da água, as aulas na escola que atendem alunos do sexto ano ao ensino médio não foram interrompidas. “Os alunos acabam ficando com os pés completamente molhados, as vezes não tem como abrir o caderno na sala. É algo muito prejudicial para o aprendizado desses estudantes”, reclamou.
Veja vídeo:
Está previsto para começar no ano que vem o funcionamento da escola em tempo integral, no entanto os funcionários não sabem como vão fazer isso com o problema na estrutura das escola. A reportagem de O TEMPO aguarda resposta da Secretaria Estadual de Educação sobre o caso.