A chuva registrada neste domingo (3) em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, deixou estragos no município. Parte de duas pontes cedeu e alguns deslizamentos de terra comprometeram o abastecimento de água para cerca de 3 mil moradores. Na manhã desta segunda-feira (4), representantes municipais fazem monitoramento das áreas atingidas pela chuva a fim de iniciar os reparos nos locais.
De acordo com o prefeito, Genésio Franco de Morais Neto, choveu pelo menos 135 milímetros em menos de três horas. “Foi muita chuva de uma vez em um curto período de tempo. Ainda que a canalização tenha um metro de diâmetro, não suportou o volume de água”, disse.
Com a força da água, parte do muro de uma creche caiu e vários pontos de alagamentos e dois deslizamentos foram registrados dentro da cidade. Uma das regiões mais atingidas foi o Bairro Dom Alexandre, onde duas pontes que passam sobre um córrego acabaram cedendo. O acesso ao bairro não foi completamente interrompido, pois há outra passagem para os desvios.
Também há notificações na área rural de Santa Vitória, que também passará pela avaliação da Prefeitura. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido e o Corpo de Bombeiros não foi chamado.
O prefeito informou que uma empresa de engenharia também visitará os locais atingidos ainda nesta segunda-feira para que as obras comecem o quanto antes. “Estamos monitorando os locais desde cedo na área urbana e também vamos na zona rural. Virão engenheiros avaliar as condições para que possamos iniciar as obras, mas pedimos a paciência da população. É preciso parar de chover antes de começarmos as obras até por uma questão de segurança dos trabalhadores, principalmente nas áreas onde houve deslizamentos”, comentou Genésio.
Quanto aos moradores que tiveram o abastecimento de água interrompido, o Município já disponibilizou dois caminhões-pipas e funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também estão no local. A previsão, segundo o prefeito, é de que no prazo de 12 horas o abastecimento seja restabelecido.
Em nota enviada no fim da manhã desta segunda-feira (4), a assessoria de imprensa da Copasa informou que a manutenção na adutora rompida por consequência da forte chuva já foi concluída. O abastecimento dos bairros Centro, Caiapó, Dom Alexandre, São Vicente, São João e Vila Rica, que havia sido comprometido em decorrência do incidente, será completamente restabelecido, de forma gradativa, no decorrer desta tarde.
Segundo os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), deve chover com mais intensidade até nesta terça-feira (5) em Santa Vitória, cuja probabilidade de chuva é de 80%.