CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Até o momento, cerca de sete Municípios integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), não irão realizar as festividades de carnaval em 2016 por falta de recursos – Muitos optam por direcionar os investimentos em áreas essenciais à população, como saúde, educação e estrutura urbana.
Ao todo, 24 municípios integram a Amvap e 23 já teriam reduzido ou eliminado os investimentos na realização do evento – Ituiutaba, que tem realizou eventos de carnaval conhecidos em várias partes do país, já comunicou que não realizará o evento neste ano.
A presidente da Amvap e prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, cedeu entrevista ao jornal
Correio de Uberlândia na sexta-feira (15) e afirmou que o corte de gastos e o cancelamento da festa são medidas prudentes – “O Carnaval fomenta a economia na maioria das cidades, mas a prioridade deve ser honrar os compromissos com folha de pagamento de servidores e de fornecedores. A festa é passageira, mas se o Carnaval for dificultar o pagamento de trabalhadores, não faz sentido manter a festa”, disse.
Capinópolis passa por uma das mais severas crises financeiras, talvez, se igualando à crise que viveu após a “era de ouro do algodão”, ocorrida há décadas – O Município chegou a ter mais de 22 Mil habitantes, atualmente, conta com pouco mais de 16 Mil em dados do IBGE. Nos últimos anos, Capinópolis perdeu centenas de postos de trabalho e sua população perdeu o poder de compra e de investimento. A prefeitura perdeu uma expressiva parcela de repasses do ICMS, já que várias empresas fecharam suas portas – A usina Vale do Paranaíba, Fiação D´Capi e recentemente, a DowAgroscience, deixaram centenas de trabalhadores desempregados.
Atualmente, o carnaval em Capinópolis é realizado no Parque de Exposições João de Freitas Barbosa e reuni milhares de pessoas em todas as noites de festa – Um grande investimento é feito com recursos próprios do Município para realização do evento, que conta com a contratação de bandas de música, estrutura e serviços. A prefeitura está encontrando dificuldades para realizar a edição carnavalesca em 2016.
A realização do evento de carnaval em Capinópolis divide opiniões – Alguns defendem que os recursos a serem gastos com o carnaval, podem ser investidos no recapeamento de ruas – Outros optam pela festa de carnaval por levar entretenimento e diversão.
No Sul de Minas Gerais, quatro Municípios já comunicação o cancelamento do carnaval em 2016 – Varginha (MG), Itajubá (MG), Albertina (MG) e Guapé (MG) não vão realizar eventos públicos.
No interior de São Paulo, uma prefeita decidiu investir o dinheiro que seria gasto na realização do carnaval na aquisição de ambulâncias para o município de Porto Ferreira-Sp.
E você o que acha deste tema? Deixe sua opinião nos comentários.
O povo precisa de saude e não de carnaval, usa esse dinheiro pra combater o mosquito da dengue que esta infestando nossa cidade.
Eu acho que se todo político fosse e tivesse caráter nosso mundo não tava TAM perdido quanto agora. Agora vocês vem me dizer atrás de uma nota flnd que vai usar o dinheiro pra saúde publica e educação engracado que vocês tem 4 anos outros ate 8,anos diretos pra melhor da cidade e agora com ano de eleição quer mostrar servico a tem a do ne seus políticos pelo amor de deus faca me o favor ???????????????????????????????????????????????
INVESTIR NA SAUDE COM CERTEZA.
Em vez de corta o carnaval e só reduzir os vereadores e o salário tbem cada vereador ganhando um salário e prefeito 2 salário aí sim sobra mais dinheiro nos cofres públicos reduçao já
Carnaval trás doenças e gastos para o poder público, agora e no futuro, sem falar na quantidade de gravidez indesejada.
Acredito que a saúde tem prioridade ao invés de carnaval
Se não ouvesse tanto roubo no poder público desta cidade ordeira e trabalhadora poderia sim ter sido realizado um réveillon digno, coisa que não aconteceu e um carnaval melhor ainda. Fico triste toda vez que vou a nossa cidade e vejo que cada vez mais esta pior. Daqui a pouco também vão falar que também não haverá a expocap, vamos acordar população, vamos mudar o futuro da nossa cidade que um dia foi um Celeiro de Minas e Orgulho do Brasil.
Em pleno Ano politico estamos vendo coisas nítidas que poderiam serem feitas bem antes .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se os risos valerem comentários ficam eles valendo como comentários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O.O _ . _
(—) O