A Secretaria Municipal de Saúde anunciou um aumento significativo no número de cirurgias eletivas realizadas entre janeiro e abril de 2024, com um crescimento de 32,26% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram realizados procedimentos como afecções de pele, cisto epidídimo, curetagem, histerectomia, síndrome do túnel do carpo, vasectomia, partos, conização, laparotomia, laqueadura, retirada de cateteres, ureterolitotripsia, uretrotomia e varicocele. As cirurgias de hérnia foram as mais requisitadas pela população.
Cirurgias de média complexidade, que nunca haviam sido realizadas no município, passaram a ser feitas, com destaque para os procedimentos de remoção de cálculos renais a laser e de próstata.
O diretor do Hospital Faepu, Nivaldo dos Santos, destacou os esforços contínuos para garantir que essas cirurgias sejam realizadas localmente. “De agora em diante, nós vamos continuar fazendo as cirurgias em uma velocidade maior, e em número maior. Não queremos que os nossos pacientes sejam submetidos às cirurgias de média complexidade em outros municípios.”, afirmou.
Cássia Betânia Bisinoto, Secretária de Saúde, ressaltou que o aumento é resultado da capacitação da equipe. “O hospital está ampliando a capacidade de atendimento para a realização das cirurgias, através de capacitações da equipe e aquisição de equipamentos para a realização dos procedimentos.”.
O prefeito Cleidimar Zanotto enfatizou os investimentos em saúde como um fator crucial para a qualidade de vida dos cidadãos. “Estamos comprometidos em proporcionar mais qualidade de vida à nossa população. Os investimentos na reforma e ampliação do Hospital Faepu são parte desse compromisso, permitindo maximizar os atendimentos médicos de especialidades.”
As reformas e ampliações no Hospital Faepu visam aumentar a capacidade de atendimento e garantir que a infraestrutura esteja à altura das demandas crescentes da população.
Com esses avanços, a população se beneficia diretamente, evitando o deslocamento para outras cidades e ganhando em conforto e acessibilidade aos serviços de saúde.
Capinópolis é o primeiro município da região a ter gestão plena da Saúde
Os avanços no setor da saúde estão sendo ampliados com a descentralização da gestão.
Capinópolis adotou a Gestão Plena da Saúde ainda na gestão do secretário Giovani Mafioleti — antes a administração era feita por meio do Estado de Minas Gerais, que repassava os recursos ao município. Com o novo modelo, os recursos são repassados diretamente pelo Ministério da Saúde do Governo Federal.