Representantes do Triângulo Mineiro estiveram no gabinete do Ministro da Saúde em Brasília nesta quarta-feira (13) em busca de nossos horizontes para certificação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência — SAMU— Triângulo Norte. Uma solicitação para liberação de verba ao Hospital São José, em Ituiutaba, também foi feita.
A certificação do SAMU é necessária para que o Ministério da Saúde publique a portaria com a habilitação do serviço.
Segundo o prefeito de Capinópolis e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro — CISTM— Cledimar Zanotto, a certificação é necessária para garantir o funcionamento do SAMU e o recebimento de recursos financeiros.
“Com a liberação e qualificação do SAMU a União passa a liberar recurso para a manutenção. Após este passo, os hospitais que dão suporte, passam a receber recursos também”, esclareceu Zanotto.
Além do prefeito de Capinópolis, participaram do encontro a Deputada Greyce Elias de Patrocínio/MG e o prefeito de Ipiaçu/MG., Leandro Luiz. A comitiva foi recebida pelo assessor do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta — Dr.Francisco.
HOSPITAL SÃO JOSÉ EM ITUIUTABA
Nesta quarta-feira (13), um ofício foi entregue por Cleidimar Zanotto ao Deputado Federal André Janones e ao Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro — Luiz Henrique Mandetta—, solicitando empenho para liberação de recursos para o Hospital São José de Ituiutaba.
“Toda a região espera o recurso para manter o serviço de urgência e emergência garantindo acesso a todo a população da microrregião. Desde o ano passado, há um esforço enorme para que a região mantenha seu serviço com a ajuda dos Consems, Federasantas e prefeitos de toda a região para manter o atendimento do único hospital referência em urgência de toda a região”, relata o presidente do CISTM em trecho do ofício 080/2019.
O Hospital São José é referência nos atendimentos emergenciais da região do Pontal do Triângulo Mineiro. Atualmente, a entidade opera com um déficit mensal de R$358.000 (Trezentos e Cinquenta e Oito Mil Reais) mensais. O déficit ocasiona atraso no pagamento de fornecedores, funcionários e do corpo clínico.
MOBILIZAÇÃO PELO SAMU TRIÂNGULO NORTE
Uma comitiva ainda maior do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência — SAMU— reuniu-se com os deputados Weliton Prado, Zé Vitor, Alexandre Padilha, e Greyce Elias, com o objetivo de pressionar o Governo Federal a liberar os recursos de custeio para manutenção do SAMU Triângulo Norte. O encontro ocorreu na tarde da última terça-feira (12) na Secretaria Especial de Relações Institucionais do Palácio do Planalto, com o secretário Bruno Santos Abreu Caligaris e com o assessor Abel Ferreira Leite Neto.
O ex-ministro da saúde do governo Lula — Alexandre Padilha— é deputado Federal por São Paulo, no entanto, foi consultor na implantação do SAMU Triângulo Norte.
“Ele foi uma pessoa que deu assessoria no SAMU na implantação pelo conhecimento e experiência. E ele tem acesso em Brasília e que pode abrir os caminhos juntos os os nossos deputados”, pontuou o presidente do CISTM.