O Colmeia – Coletivo Local do Meio Ambiente de Capinópolis, formado para gerir e acompanhar o andamento das ações do Pró-Mananciais, criado pela Copasa – MG, que aplica, de acordo com a Legislação, 0,5% de seu faturamento bruto na conservação ambiental, se reuniu na manhã de terça-feira, dia 19, na sede da Secretaria de Agricultura, com a finalidade de discutir novas ações ambientais em Capinópolis para o ano de 2019.
“Nesta reunião de hoje nós vamos discutir estas ações, traçar os novos passos para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano passado, visto que ainda há algumas pendências, por exemplo, com referência ao cercamento de uma propriedade. Precisamos também definir um novo coordenador para o Colmeia, tendo em vista que nossa companheira Marcela Alves deixou a Secretaria de Agricultura do município para trabalhar na iniciativa privada e discutir outros assuntos”, disse o secretário executivo do Colmeia, Edivaldo Salgado Filho.
Logo na abertura da reunião todos deram as boas vindas à nova integrante do Colmeia, Lívia Maria, representando a CRV Industrial.
“Nós estamos aqui para ser parceiros nesta belíssima ação que o Colmeia está fazendo no sentido de reflorestar as nascentes do córrego do Capim, de onde é captada a água servida à comunidade”, disse Lívia.
A eleição do novo coordenador do Colmeia, eng. agrº Francisco Júnior, se deu por aclamação, o qual se comprometeu todo empenho para que consiga realizar um trabalho tão importante quanto fez sua antecessora Marcela Alves.
“É um desafio, mas como eu gosto de desafios, vamos trabalhar, todos juntos, nós na coordenação e os companheiros que, com certeza, estarão sempre ao nosso lado”, disse Francisco Júnior.
Uma presença ilustra na reunião, o prefeito Cleidimar Zanotto fez questão de levar o apoio e a parceria de toda a Administração Municipal.
“Importantíssimo. O Trabalho que o Colmeia realizou em 2018 veio confirmar aquilo que já percebemos desde 2017 quando a direção da Copasa esteve em Capinópolis para lançar o programa Pró-Mananciais, quando nós imediatamente vestimos a camisa e nos tornamos parceiros. A ações de 2018 foram importantíssimas, como o plantio de mais 11 mil mudas de árvores nas nascentes do córrego do Capim e, pelo visto aqui na reunião, em 2019, teremos ações também muito importantes”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto.
Ficou também definido na reunião que ontem e na segunda-feira, os membros do Colmeia, Francisco Júnior, Edivaldo Salgado e Lívia Maria irão visitar todas as áreas reflorestadas em 2018 para apresentar um relatório e confirmar a sanidade das mudas.
“Em 2018 foram muitas conquistas. Em 2019, vamos continuar trabalhando e acreditando no Pró-Mananciais”, disse Edivaldo Salgado.