Na última sexta feira, 28 de fevereiro de 2020, encerrou-se o período da Piracema. No período, a 9ª Companhia PM de Meio Ambiente, responsável pelo policiamento ambiental nas cidades localizadas no norte do triangulo mineiro realizou 188 Operações de Pesca, tendo obtido expressivo resultado.
Com o encerramento do período defeso, ou seja, o período de restrições impostas pela Portaria 156/2011, do IEF, volta a ser permitida a pesca profissional, a pesca subaquática (observada a restrição quanto a forma local e horários) e a pesca de espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, tais como: piau, mandi, traíra, dentre outros.
Lembrando que, no Estado de Minas Gerais, os praticantes de pesca amadora necessitam estar de posse da carteirinha de pesca amadora que é obtida junto ao IEF, Instituto Estadual de Florestas.
Ressaltando que em trechos de corredeira, proximidades de cachoeiras, áreas de segurança das barragens dos empreendimentos responsável por gerar energia elétrica, a pesca continua sendo proibida.