Depois de décadas passadas em escritórios, a ideia de trabalhar remotamente parecia estranha para grande parte da população ainda em 2019, especialmente para aqueles que se conectaram com seus colegas e consideram a comunicação cara a cara a mais eficaz. Mas a pandemia do COVID-19 fez ajustes, e não necessariamente para pior.
As pessoas mudaram para o trabalho remoto por vários motivos: familiares, pessoais, financeiros. Se o seu empregador ainda não lhe ofereceu para trabalhar em casa, não há melhor momento para perguntar do que agora. Estudos mostram que a maioria das empresas está disposta a considerar dar a seus funcionários oportunidades de trabalhar em casa, pelo menos parcialmente, e muitos funcionários já abraçaram a chance. Com o surgimento de ferramentas como Slack, Zoom, Trello e Docusign, empresas que nunca pensaram em desocupar escritórios deram uma chance e valeu a pena.
De fato, várias empresas de tecnologia, incluindo Facebook, Twitter e Microsoft, permitiram oficialmente que seus funcionários trabalhem remotamente permanentemente. Este é um indicador claro de que a produtividade não precisa cair em comparação com o estado normal das coisas, e o trabalho remoto pode permanecer mesmo após o término da pandemia.
Então, se você decidiu que agora é a hora, comece a dar os primeiros passos. Pergunte ao seu chefe se essa é uma opção, mas esteja preparado para motivar seu pedido.
É uma boa ideia começar sugerindo trabalhar um ou dois dias por semana fora do escritório. Dessa forma, você pode mostrar sua capacidade de adaptação e, desde que sua produtividade não seja afetada negativamente, este é um ótimo começo.
Quanto às dicas para tornar o trabalho remoto eficaz, aqui estão algumas.
É fácil cair na armadilha de “sentir-se em casa”. Provavelmente há menos controle, ninguém está lá para observá-lo e questionar seu comportamento. Portanto, é crucial que você se coloque no clima de trabalho. Pense nisso como seu dia padrão no escritório. Você apareceria em seus pijamas? Improvável (bem, talvez uma vez por ano!). Você trabalharia deitado? Provavelmente não. Então não faça isso em casa também. Leve o processo a sério. Você ficaria surpreso com a diferença que isso faz! Além disso, pode haver chamadas urgentes e você quer estar 100% preparado para elas, tanto visual quanto mentalmente.
Também é fácil se distrair fazendo algumas tarefas. Você pode fazer pausas de 15 minutos, mas qualquer coisa que pareça irracional no escritório também é um não em casa. Atenha-se ao seu horário normal de trabalho e deixe as tarefas domésticas para o almoço ou depois.
É muito importante configurar sua mesa. Certifique-se de obter luz natural durante o dia e use uma cadeira confortável. Essas coisas são cruciais para o trabalho produtivo.
Mas se o seu empregador não oferece a opção de trabalhar remotamente, também não desanime – há muitas vagas em oferta hoje em dia se você procurar por elas, mesmo nos setores mais conservadores. Uma das maneiras mais fáceis de procurá-los é usando um agregador de empregos com todas as diferentes vagas disponíveis. Use as palavras-chave “online”, “remoto” e “home office” para encontrar a listagem que oferece trabalho remoto e especificar o setor e a posição em que você estaria interessado. Para economizar tempo e não perder nenhuma oportunidade nova, você pode se inscrever para um envio regular de ofertas de emprego mais recentes diretamente na sua caixa de entrada.
Os tempos podem ser difíceis, mas considerando quantas empresas mudaram para o modo de trabalho online, você terá várias opções. Cabe a você aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas. Contanto que você dedique tempo para encontrar o emprego dos seus sonhos, seja no seu local atual ou em outro lugar, o mundo é sua ostra!