O salto alto há tempos vinha caindo da plataforma segura em que se encontrava e, nesta temporada, chegou ao chão de vez. Já o tênis está em todo lugar (incluindo os desfiles de primavera/verão de alta costura e outono/inverno de prêt-à-porter da Chanel, nos quais Karl Lagerfeld, provocador, combinou todos os looks com o calçado). Uma rápida olhada nos blogs de moda de rua rende dezenas de fotos de mulheres descoladas, com ar confiante e transado, de tênis high-tech e combinações coloridas. Isso significa que já pode ir para o trabalho de tênis? Para as festas? Seria esse o cúmulo do despojamento ou é possível usar tênis com estilo?
Eva Chen, editora da Lucky, estava toda feliz usando o seu quando a vi em seu escritório na Condé Nast. “Se você for uma das sócias de uma firma de advocacia, talvez não deva usar seu Mother of Pearl com miçangas, listrado ou cheio de detalhes; esse você deixa para usar com aquele jeans larguinho e o moletom favorito”.
Sarah Easley, uma das donas da Kirna Zabête, loja nova-iorquina famosa por suas peças arrojadas, estabelece o limite depois do pôr-do-sol. “Melhor não ser ambiciosa demais e evitar o uso depois das seis da tarde”, aconselha. O calçado faz enorme sucesso na loja, tanto que pelo menos dez por cento da coleção de primavera/verão é feita de borracha. “É uma tendência que dá certo. Mulheres de verdade, indo a lugares de verdade, sempre fazendo as coisas na pressa.”
Antes de qualquer coisa, vamos ser claros: não estamos falando daquilo que você usa na academia; ele tem que “ter acabado de sair da caixa”, como as especialistas dizem. Mesmo os mais descolados não são para todo mundo, e nem necessariamente adequados para todas as ocasiões ‒ os críticos gostam de encará-los como o apego excessivamente longo à juventude. Entretanto, quem vai dizer que não é possível usar o tênis certo para um evento noturno? A consultora de moda Roopal Patel conta ter visto em uma foto recente de Veronika Heilbrunner, editora de moda do superinfluente site de comércio eletrônico MyTheresace, usando um vestido de noite de renda Valentino com um tênis branco plataforma. “Achei muito ousado; tipo, você não usaria um salto legal? Ela preferiu misturar e, com isso, o tênis acabou dando ao vestido de renda e ao look como um todo muito mais personalidade”.
E, pelo visto, o arrojo está no ar. O que não falta são trajes de noite esportivos. Imagine um minivestido Prabal Gurung (ou, quem sabe, um estampado de Mary Katrantzou, Peter Pilotto ou Preen) com o tênis de ponta fina da Miu Miu. Em uma garota novinha, o look cairia imediatamente no site Street Peeper. E, no entanto, ao contrário de tantas modinhas passageiras, o tênis é uma tendência fácil, com a qual qualquer uma pode brincar. Uma mulher de 40 ou 50 anos, por exemplo, pode usar um par de Vans exótico com uma calça capri e um suéter volumoso para compor um visual chique.
Para muitas mulheres, os sneakers plataforma de Isabel Marant e suas muitas variações foram a novidade essencial para quem só usava tênis para ir à academia. Passados dois anos, eles perderam o apelo, mas agora o calçado está mais acessível que nunca: combinam com as novas saias que vão até o meio da canela, com saias de barra assimétrica e com as plissadas que todo mundo ofereceu no início da temporada primavera/verão, desde Proenza Schouler a Zara.”Saias esvoaçantes super combinam com o tênis esportivo”, encoraja Sarah Easley.
Escolher entre salto e tênis é uma questão de humor e circunstância. Eva Chen ensina: “Usar saia trapézio e camisa com tênis é meio extravagante, revela uma certa irreverência; com sapato de bico fino ou salto 7,5 cm dá um ar mais profissional, sofisticado, você parece pronta para uma reunião. Ambos funcionam, é preciso apenas saber o que é melhor”. Será que a moda chegou para ficar? Depois não vai ser fácil se aboletar em cima de saltos de sete ou dez centímetros. De qualquer maneira, seguindo o truísmo da moda, tudo o que sobe, desce ‒ ou vice-versa. Curta o momento, mas não se ponha confortável demais.