A cidade de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, tem um caso confirmado de febre maculosa. Segundo a prefeitura, trata-se de uma criança do sexo masculino, de 1 ano de idade.
O provável local de infecção é uma residência na zona rural, em Barra de Santo Antônio, subdistrito de Esmeril. A criança está internada em Belo Horizonte.
Leia também: PBH dará desconto no IPTU; saiba como
Febre Maculosa
Para evitar a transmissão da febre maculosa, é fundamental adotar algumas precauções:
- Evite áreas com incidência de carrapatos: Procure evitar locais onde há maior probabilidade de encontrar carrapatos, como matas, pastos e áreas com vegetação alta. Se precisar frequenta-los, use roupas adequadas, como calças compridas e sapatos fechados, além de aplicar repelentes devidamente registrados nos órgãos de saúde.
- Faça a verificação do corpo: Após passar algum tempo em áreas de risco, examine minuciosamente o corpo em busca de carrapatos. Verifique principalmente as áreas de dobras da pele, como axilas, virilha, pescoço e couro cabeludo. Caso encontre um carrapato, remova-o corretamente.
- Proteja-se em sua residência: Mantenha o ambiente doméstico limpo e livre de carrapatos. Realize a limpeza adequada de quintais, jardins e áreas externas, removendo folhas e detritos que possam abrigar esses parasitas. Caso tenha animais de estimação, mantenha-os protegidos contra carrapatos, utilizando produtos veterinários adequados e limpando adequadamente os locais de descanso dos animais.
- Busque atendimento médico: Em caso de suspeita de febre maculosa, é imprescindível procurar imediatamente um serviço de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhores são as chances de recuperação.
(Com informações da prefeitura de Congonhas)