“De BH para o mundo”, é o que aparece no Instagram de Kenney Richard Dias, mineiro que vem fazendo sucesso no TikTok com vídeos que mostram o seu dia a dia como baleiro em eventos. Com o nome de “Richard BR” nas redes sociais, o jovem de 21 anos acumula 20 milhões de visualizações na rede social chinesa e 173 mil seguidores. Os vídeos, com um toque de humor, mostram como é o dia de um vendedor de balas, pirulitos e chicletes em shows e também passam mensagens de inspiração.
Morador da zona Leste da capital mineira, Richard hoje vive do que vende em festas por todo o Brasil. Os vídeos começaram em abril deste ano, mas o conteúdo ainda não era voltado para a venda de balas já que, no início, Richard era borracheiro. Ele conta como tudo começou: “Eu trabalhei em uma borracharia por quatro anos. Aí um belo dia chegou uma BMW lá e eu coloquei para gravar enquanto trabalhava, porque nunca ia um carro desse tipo na borracharia.”.
O vídeo da BMW foi postado no dia 26 de abril deste ano. A postagem com título “Troquei o pneu de uma BMW e cobrei um absurdo no final”, soma mais de 670 mil visualizações e mais de 63 mil likes. Na publicação, o jovem mostra como foi o processo para trocar o pneu e ainda surpreende ao cobrar 20 reais pelo serviço.
De acordo com ele, o irmão é uma peça chave para o começo da série de vídeos que vem conquistando a internet. “Eu contei para o meu irmão o que tinha acontecido e ele incentivou a fazer o vídeo. Eu ainda respondi: ‘não vamo mexer com isso não’ quando ele falou para editar e postar. Mas aí ele acabou editando e eu narrei e postamos e foi dando certo e foi começando a crescer”, conta.
Desde então, os vídeos de Richard no TikTok somam mais de 2 milhões de curtidas. Após 16 vídeos sobre o trabalho na borracharia, que possuem 10 milhões de visualizações no total, o jovem sofreu uma mudança que o levou para diferentes carreiras. “O meu ex patrão do nada falou que eu não poderia continuar na borracharia. Ai eu fiquei sem rumo né. O meu tio é pedreiro e eu trabalhei como servente de pedreiro.”, explica.
A profissão não durou muito, depois de três dias o TikToker entrou para o ramo que ocasionou o seu sucesso: baleiro de eventos. “Meu tio falou ‘meu irmão vende bala e está precisando de alguém para vender com ele, ai se ele gostar pode trabalhar lá’. Eu fui e nesse mesmo dia eu gravei. Foi o vídeo que mais estourou na minha conta.”, afirma.
O vídeo em questão tem como título “Quanto eu fiz em uma noite sendo baleiro no show do Felipe Araújo” e é o mais visto da conta com 5 milhões e 600 mil visualizações. A publicação chegou até mesmo a ser repostada pelo próprio cantor que escreveu: “Parabéns! Fico feliz demais com histórias como essa! Daqui uns dias a gente se encontra no próximo”.
Inspiração
Comentários positivos como o do cantor aparecem em todas as publicações de Richard. Mensagens desejando sucesso e parabéns são comuns nos vídeos do tiktok postados pelo jovem que afirma: “Eu recebo muitos comentários bacanas, muita gente comenta. O engajamento até que é bom”.
Para ele, a humildade e a mensagem de resiliência que tenta passar é o que tem atraído tantos seguidores. “Acho que é a simplicidade e a força de correr atrás e mostrar que nem tudo é pelo caminho errado. Tem pessoa que fica desempregado e acaba indo para vida errada, mas os meus vídeos servem de motivação e inspiração.”
Richard continua: “Muita gente chega no meu direct falando da história deles, pede opinião de como começar e de como eu comecei. Tipo em quais festas eles podem começar indo, como fazer o baleiro também, mercadoria. A pessoa fala da vida delas, que está passando por um momento difícil e que eu estou servindo de inspiração para elas quererem começar.”
Além do desejo de servir como motivação, o jovem também revela outro desejo: atingir a estabilidade financeira. “Meu desejo é começar a ganhar por isso também e mudar minha vida, das pessoas que tão junto comigo, esse é meu desejo, ter uma estabilidade de vida.”, conta.
No entanto, as mudanças já começaram a acontecer, Richard afirma ser reconhecido nos eventos que vai e, segundo ele, não tem um show em que passa despercebido. Ele conta que é uma coisa que “nunca sonhou que poderia acontecer com ele, ser reconhecido e servir de inspiração é surreal.”
Lucros
Um dos atrativos dos vídeos de Richard também é a quantidade de dinheiro que ele ganha nos eventos e compartilha com os seus seguidores. No vídeo em que conta a experiência no show do Felipe Araújo, o baleiro conta que chegou a R$ 1.500 apenas no primeiro dia de festa. Já no vídeo mais recente que estourou a bolha e foi repostado pela conta no twitter “BH meu país”, Richard chega a fazer 600 reais durante um dia de rave.
Ele conta que a profissão de baleiro de eventos pode dar lucro, mas também possui muitos custos. “O quanto eu faço depende muito da festa e da região. Nos eventos maiores, eu trabalho de quinta a domingo e dá para tirar um lucro bom. Mas envolve muita coisa, gasolina, comida, hospedagem.”, explica.
O baleiro ainda revela acreditar que está no caminho certo. “Tenho vontade de continuar fazendo isso, tanto no digital, quanto com a venda de balas”, finaliza.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.