@tudoemdia.com.br Capinópolis, 14 de novembro de 2024 – A Secretaria de Saúde de Capinópolis está promovendo uma ação para controle da natalidade de cães e gatos, com a castração de aproximadamente 280 animais nos dias 14 e 15 de novembro. O mutirão ocorre no Ginásio Isaias Lucas Bonifácio, no Bairro Campos Elíseos, e ao longo de 2024, mais de 400 animais passarão pelo procedimento. A secretária de Saúde, Cássia Betânia, destaca que a ação conta com o apoio da Prefeitura e de uma emenda do deputado Noraldino Júnior. "Em 2024, estamos com uma previsão de fechamento de 400 animais, entre cães e gatos, sendo castrados e chipados aqui no município de Capinópolis, em parceria com o deputado federal Dino e com a ONG Ajuda". A castração é uma medida eficaz para reduzir a superpopulação e prevenir doenças. O veterinário Juan Barbosa explica que uma única cadela pode gerar uma grande quantidade de filhotes ao longo dos anos, tornando a castração essencial para o controle populacional. "Vamos supor que uma única cadela pare cinco filhotinhos e desses cinco filhotinhos, três sejam fêmeas, são três filhotes mais a cadela [mãe] parindo outros cinco filhotinhos, cada uma delas a cada seis meses. É um número sem fim. E a principal solução que a gente tem para controlar essa proliferação indesejada desses animais é fazer o que nós estamos fazendo aqui, a castração", finalizou. Em 2024, a pauta do cuidado dos animais tomou conta das eleições municipais em Capinópolis.
♬ som original – TUDO EM DIA
Capinópolis, 14 de novembro de 2024 – A Secretaria de Saúde de Capinópolis está promovendo uma ação para controle da natalidade de cães e gatos, com a castração de aproximadamente 280 animais nos dias 14 e 15 de novembro. O mutirão ocorre no Ginásio Isaias Lucas Bonifácio, no Bairro Campos Elíseos, e ao longo de 2024, mais de 400 animais passarão pelo procedimento.
A secretária de Saúde, Cássia Betânia, destaca que a ação conta com o apoio da Prefeitura e de uma emenda do deputado Noraldino Júnior. “Em 2024, estamos com uma previsão de fechamento de 400 animais, entre cães e gatos, sendo castrados e chipados aqui no município de Capinópolis, em parceria com o deputado federal Dino e com a ONG Ajuda”.
A castração é uma medida eficaz para reduzir a superpopulação e prevenir doenças. O veterinário Juan Barbosa explica que uma única cadela pode gerar uma grande quantidade de filhotes ao longo dos anos, tornando a castração essencial para o controle populacional.
“Vamos supor que uma única cadela pare cinco filhotinhos e desses cinco filhotinhos, três sejam fêmeas, são três filhotes mais a cadela [mãe] parindo outros cinco filhotinhos, cada uma delas a cada seis meses. É um número sem fim. E a principal solução que a gente tem para controlar essa proliferação indesejada desses animais é fazer o que nós estamos fazendo aqui, a castração”, finalizou.
Em 2024, a pauta do cuidado dos animais tomou conta das eleições municipais em Capinópolis.