Capinópolis, Minas Gerais. A secretaria de Saúde de Capinópolis anunciou no final da manhã desta sexta-feira (28.maio.21), que a variante P1 do coronavírus, conhecida como ‘variante de Manaus’, foi detectada em um paciente.
Segundo o secretário Giovani Mafioleti, a variante pode ter sido a responsável pelo aumento expressivo de casos e mortes em decorrência da Covid-19 na região. A variante é altamente contagiosa e mais letal que a anterior. Ainda segundo o secretário, a variante já foi encontrada em outros municípios da região do Triângulo Mineiro.
A secretaria confirmou o caso, no entanto, não informou a idade do paciente. Questionado se o paciente infectado esteve na região de Manaus ou foi infectado de forma comunitária, o secretário disse que o caso está em investigação.
Capinópolis tem 7 pacientes positivados para Covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTI). Até a última quinta-feira (27.maio.21), 38 mortes já haviam sido confirmadas em Capinópolis.
Assista:
A variante de Manaus também foi encontrada em 4 cidades do Sul de Minas Gerais
Os dados constam no “Painel De Monitoramento”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Amostras de pelo menos 34 pacientes que tiveram sequenciamento genético confirmaram a presença da variante.
As pesquisas que indicavam uma possível imunidade de rebanho na capital amazonense foram contrariadas, em dezembro de 2020, quando Manaus voltou aos piores dias da pandemia.
A variante de Manaus do novo coronavírus Sars-Cov-2, já encontra-se em status de transmissão comunitária em Minas Gerais desde abril de 2021. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Ainda em abril, os casos de Covid-19 já eram identificados de forma aleatória, não sendo possível rastrear a origem do transmissor.
Minas tem primeiro caso confirmado da variante indiana
Exames confirmaram que paciente que esteve na Índia e que foi para Juiz de Fora, na Zona da Mata, está com a nova cepa do coronavírus.
O paciente chegou da Índia pelo aeroporto de Guarulhos-SP e está internado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.