Uma coruja da espécie suindara foi resgatada pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) em Uberlândia, na manhã desta segunda-feira (4). Conforme os militares, a ave foi encontrada dentro de uma empresa no setor industrial da cidade, após os funcionários do estabelecimento acionarem a polícia.
De acordo com a ocorrência, os militares encontraram a coruja aparentemente ferida e com sinais de desnutrição. Ela foi encaminhada para o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (LAPAS/UFU), para receber atendimento veterinário.
De acordo com informações preliminares da médica veterinária que atendeu a ave, Débora Souza de Oliveira, a coruja está com a pele irritada por causa de um corante impregnado na pele e nas penas, além de apresentar um pouco de fraqueza. Assim que a coruja receber alta veterinária, ela será solta na natureza pela PMMA.
Captura de animais
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, no município, diariamente, animais silvestres são recolhidos na zona urbana e apreendidos de cativeiros. Conforme os registros, em 2015 foram recolhidos 414 animais em Uberlândia, entre aves, mamíferos e répteis. Até junho de 2016 foram recolhidos 249 animais.
Em relação à apreensão de animais em cativeiros, a PMMA informou que no ano de 2015, cerca de 444 animais, entre aves, mamíferos e répteis, foram capturados pelos militares. Já no primeiro semestre de 2016, foram 49 animais.