Dois dias depois de ultrapassar a marca de 1,5 milhão de mineiros infectados pelo coronavírus em 14 meses, o Estado de Minas Gerais atingiu, nesta sexta-feira (28), o número de 40 mil mortos pela Covid-19.
Estatística foi revelada no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicado à manhã de sexta, e, segundo o documento, apenas nas últimas 24 horas foram registrados 9.582 novos casos da doença, e confirmados 242 óbitos por complicações decorrentes da infecção. Estão sob monitoramento, hoje, cerca de 86,5 mil mineiros diagnosticados com a Covid-19.
Em relação à mortalidade pelo coronavírus em Minas Gerais, o balanço indica que o índice de letalidade da doença gira em torno de 2,6%. Sobre os 40 mil mineiros que foram a óbito pela Covid-19, o levantamento informa que a média de idade entre eles é de 68 anos, e que em 75% das mortes o paciente era maior de 60 anos.
Vinte e seis municípios apenas, entre os 853, não registraram óbitos, e doenças do coração são as comorbidades mais frequentes entre os que não sobreviveram. Sobre o número de casos, perfil epidemiológico revela que a média de idade entre os infectados é de 42 anos, e há diagnósticos em todas as cidades. Entre os mais de 1,5 milhão de infectados, 136 mil precisaram de cuidados médico-hospitalares.
O documento também traz dados sobre a vacinação em território mineiro. Sabe-se que 4,7 milhões receberam a primeira dose, e outros 2,3 milhões são considerados imunizados por terem recebido as duas doses necessárias para proteção contra a Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) repassou 10 milhões de doses para Minas Gerais até esta manhã de sexta-feira.