O Ministério da Saúde confirmou o financiamento de 28 leitos de UTI em Uberlândia. Segundo o deputado Weliton Prado (PROS), que tem feito cobranças diárias ao ministro da Saúde, a portaria autoriza o repasse de recursos mensais de R$ 384 mil para 8 leitos de UTI adulto exclusivos para Covid no Hospital de Clínicas. No Hospital Santa Catarina, anexo do Hospital Municipal, serão 20 leitos e o valor é de R$ 960 mil.
O deputado Weliton Prado também esteve essa semana no Ministério com o ex-vereador Thiago Fernandes, que cobrou a destinação de recursos para ampliação do número de leitos no Hospital de Clínicas.
Os valores serão pagos retroativos a fevereiro.
O Ministério da Saúde ainda confirmou que está sendo finalizada a publicação de portaria autorizando o financiamento de leitos exclusivos para tratamento dos pacientes com Covid em Uberaba, Patrocínio e Ituiutaba.
Para Uberaba, além dos recursos para custeio dos leitos, Weliton Prado cobrou com o vereador professor Wander Araújo kit de testes covid completos e cota extra de vacinas.
O parlamentar explica que cobra celeridade do governo federal na liberação dos recursos para Patrocínio com o prefeito Deiro Marra, o secretário de saúde, Luiz Eduardo Salomão, e o vereador Thiago Malagoli.
CILINDROS DE OXIGÊNIO E AMBULÂNCIAS
O deputado ainda cobrou o envio imediato de cilindros de oxigênio para Lagoa Grande e cobrou a destinação de ambulâncias para a cidade.
Segundo o parlamentar, com o aumento crescente dos casos e a falta de leitos na região, a prefeitura precisa transportar pacientes para cidades mais distantes. As solicitações foram feitas pelos vereadores Arlindo Braz, João Paulo Tume e Rogerinho e pelo prefeito Edson Sabino.
Junto com o deputado Elismar Prado, também fez cobranças à secretaria de estado de saúde.