A campanha de vacinação contra a Covid-19 alcançou até o momento cerca de 71,5% da população total de Minas Gerais com a primeira dose e 36% dos mineiros com a imunização completa.
Dados atualizados pelas prefeituras e consolidados no boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) dão conta de que 15.299.996 habitantes tomaram a primeira injeção e 7.713.804 completaram o esquema vacinal, incluindo aqueles que receberam a imunização administrada em dose única.
Os dados desta quinta (23) estão inflados por um aparente erro no lançamento das vacinas aplicadas em Rio do Prado, no Jequitinhonha. A cidade possui apenas 5.117 habitantes, segundo o IBGE, mas o boletim informa terem sido aplicadas 771.819 primeira doses no município. O TEMPO já solicitou a verificação à SES-MG e aguarda uma atualização.
Os números por município variam de acordo com a estimativa do público-alvo em cada localidade e com a distribuição de vacinas entre as prefeituras, conforme o avanço do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
O balanço depende ainda das atualizações feitas pelas próprias prefeituras e da consolidação dos dados pela SES-MG, e, por isso, pode haver diferenças em relação aos números informados nos boletins municipais.
Vale lembrar, por fim, que vacinas aplicadas em pessoas fora de suas cidades de residência podem distorcer o cálculo das coberturas proporcionais, assim como eventuais erros nas estimativas populacionais feitas pelo IBGE, especialmente em municipios de pequeno porte (o último Censo foi realizado em 2010).
De acordo com a SES-MG, o Estado recebeu até agora 29.451.624 doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuiu 27.708.960 delas para as regionais de saúde. Destas, 24.825.964 foram entregues às prefeituras para a aplicação nos grupos prioritários. Parte das remessas fica reservada para a aplicação da segunda dose.