Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, iniciou, nesta sexta-feira (21), a vacinação de profissionais de educação que atuam nas escolas de ensino infantil municipais da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Christiano Xavier (PSD), nas redes sociais.
Poderão ser vacinados diretores, vice-diretores, supervisores, professores do 1° e 2° períodos, assistentes de secretaria, secretários, auxiliares de serviços gerais, monitores e profissionais de apoio 22 escolas e 6 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis). A cidade vacina somente os profissionais da rede municipal, mas na próxima semana será elaborado um calendário para incluir trabalhadores da rede conveniada e de escolas particulares, de acordo com a prefeitura.
“Muito em breve, poderemos abrir nossas Umeis. Logo, também avançaremos nos outros educadores e grupos prioritários”, escreveu o prefeito, em rede social. Por enquanto, as aulas presenciais não estão autorizadas em Santa Luzia e nem têm prazo para voltar.
A vacinação ocorre nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, na avenida VIII, bairro Carreira Cumprida. Para se vacinar, o profissional deve levar cópia do comprovante de endereço e cópia da carteira de identidade, de acordo com ofício compartilhado pelo prefeito.
A prefeitura escalonou o horário de imunização para cada instituição. Os profissionais que perderem a vacina nesta sexta poderão se vacinar na próxima.
Prefeituras de Divinópolis iniciará vacinação na próxima semana
Outros governos municipais também se mobilizam para o início da vacinação dos profissionais da educação. A Prefeitura de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, anunciou o início do cadastro dos trabalhadores a partir deste sábado (22).
A vacinação será iniciada na segunda-feira (24), em esquema de drive-thru. Em princípio, poderão se cadastrar os professores da educação infantil e aqueles que atendem até o 5º ano do ensino fundamental. O cadastro deve ser feito a partir das 8h de sábado, no site do governo municipal.
A prefeitura de Juiz de Fora também iniciou um pré-cadastro dos profissionais da educação nesta semana, mas ainda sem data para iniciar a imunização da categoria.
Esta matéria está em atualização.