O processo, além de oferecer praticidade aos cidadãos, ajuda a desafogar as delegacias físicas da cidade. O documento emitido é idêntico ao que se adquire em uma delegacia ou companhia da Polícia Militar, e tem o mesmo valor.
O registro no site pode ser feito por quem perdeu, por exemplo, o celular, a carteira de identidade ou o cartão de banco. Basta acessar e seguir passo a passo. Isso vale para diversos documentos e objetos, mas o valor do que foi perdido não pode ultrapassar dez salários mínimos. Esse material que sumiu também não pode ser um bem público nem estar relacionado a crimes como furto ou roubo.
Para realizar o registro, acesse o site da delegacia virtual ou os atalhos nos sites do Detran e da Polícia Civil de Minas Gerais. É necessário preencher os formulários que serão apresentados em sequencia na tela. Depois do envio dos dados, a ocorrência passará por uma triagem. Em cerca de cinco minutos será emitida uma mensagem informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds) e a explicação de como acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social para imprimi-lo.