CAPINÓPOLIS – O Programa de Apoio às Gestantes, mantido pela Prefeitura de Capinópolis teve neste dia 17 sua última reunião do ano, encerrando assim, as atividades que começaram em janeiro, levando muita informação e atendimento a mais de 100 gestantes.
Aconteceu na quarta-feira, 17, a reunião mensal com as gestantes do município, onde foram tratados dois temas de grande importância para o desenvolvimento do recém-nascido, com destaque para as palestras sobre Amamentação com a enfermeira Suzilei Ferreira, e Desenvolvimento da Musculatura Facial com a odontóloga Janine Bonine.
A reunião desse mês foi coordenada pelo PSF Família Jarbas Fontoura, do bairro Ideal, sob a coordenação da enfermeira Fernanda Farid, tendo a presença de 38
gestantes que receberam o cartão da criança contendo informações importantes sobre os cuidados com o bebê, e ainda foram distribuídos os Kit maternidade do Programa Mãe Cidadã para as gestantes que tiveram participação em seis reuniões.
“Temos ao longo do ano dado toda assistência a essas futuras mamães e com certeza em 2015 estaremos fazendo ainda mais por nossa querida Capinópolis”, comentou a prefeita Dinair Isaac.
O Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU. “Nessas reuniões as mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.