[doptg id=67]
O dia “D” foi realizado na manhã desta quinta-feira (28) e inspirou inúmeras pessoas a praticarem atividades físicas em busca de maior qualidade de vida.
Logo pela manhã, os participantes se reuniram na praça João Moreira de Souza e fizeram um animado aquecimento.
Edileusa Dantas Medeiros Luiz ressaltou a importância do evento “É um evento de grande importância para a saúde, traz benefícios para nossa saúde, para nosso corpo, para nossa mente… sem falar que estamos interagindo com os amigos. Nossa professora é maravilhosa e nos diverte muito.” disse Edileusa.
Um breve alongamento foi realizado antes da caminhada que percorreu a rua 102, no centro da cidade, rumo à praça da Igreja Matriz São Pedro e São Paulo. No local, a instrutora Adriana Neves realizou divertidas dinâmicas, elevando o bom humor dos participantes, que gastaram muita energia. Energia que foi recomposta com um delicioso café da manhã.
“ A participação das pessoas foi grande, a gente percebe a cada dia as pessoas estão se conscientizando da importância do exercício físico no dia a dia” disse Adriana Neves.
A secretaria de saúde de Capinópolis participou com as equipes dos PSF e o evento contou ainda com a participação dos residentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Aferição de pressão arterial, testes de glicemia, campanha de combate ao tabagismo e instruções sobre o câncer bucal também foram realizadas. Segundo a médica odontológica Janine Bonine Bernardes o evento é uma ótima oportunidade para disseminar informações sobre a prevenção do câncer bucal.
“Nós buscamos este tipo de evento pela faixa etária das pessoas que participam. O que a gente observa é que o câncer de boca, quando ele é identificado a tempo, o chance de cura é de 80% “, disse Janine.
José de Souza foi um dos participantes e aprovou o evento “ Eu achei bom e para saúde também é muito bom” disse José.
Uma palestra sobre nutrição foi proferida pelo residente Geraldo Squizato Júnior, onde o palestrante afirmou a importância da boa alimentação, sem dietas irregulares e evitando ficar sem alimentação por mais de três horas seguidas.
Segundo Geraldo Squizato Júnior, o evento é uma proposta da secretaria de saúde do Estado de Minas Gerais como meta para os municípios para que seja implantado o projeto “Unidades promotoras de saúde”.
A secretária de saúde, Simone Dantas, participou das atividades e falou do bons resultados do dia “Hiperdia”. “Alimentação adequada, atividade física e acompanhamento médico ajudam a essa pessoa a levar adiante uma vida saudável, com qualidade”, avalia Simone.