Capinópolis, Minas Gerais. Produtores rurais e pessoas ligadas ao agronegócio participaram de um Dia de Campo na Fazenda Olhos D´Água, no último dia 01 de fevereiro. A principal pauta do encontro foi a remineralização de solo com o uso do pó de rocha.
O encontro contou com a participação do anfitrião do evento, o Sr. Francisco Jose de Lima, proprietário da fazenda, e integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Emater, Sindicato Rural e Agrobizão.
O objetivo do evento foi divulgar a experiência realizada pelo produtor com os remineralizadores de solo e os seus benefícios. Os benefícios da utilização do pó de rocha na remineralização foi amplamente discutido.
Antônio Bizão que é um pioneiro na prática, trouxe sua experiência e conhecimento para compartilhar com os produtores rurais e simpatizantes da área rural.
O pó de rocha é rico em minerais essenciais para o crescimento das plantas, como silicato de cálcio, ferro, magnésio e outros. A remineralização pode ajudar a corrigir a acidez do solo, aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas e melhorar a estrutura do solo, promovendo assim o crescimento saudável das plantas.
A tecnologia vem sendo utilizada e aprimorada nos últimos 4 anos chegando atualmente a produção reafirmando a sustentabilidade da atividade agropecuária.
Profissionais da área técnica de toda a região, e produtores rurais na busca do aprimoramento da sustentabilidade no campo, prestigiaram o Dia de Campo.
A consultoria de um profissional da área é importante
É importante ter em mente que a remineralização não é uma solução para todos os problemas do solo, mas pode ser uma ferramenta valiosa em conjunto com outras práticas de gestão do solo.
Deve-se compreender que nem todo o pó de qualquer rocha é um insumo benéfico para as plantas. Alguns materiais podem conter partículas indesejáveis ou até tóxicas como metais pesados, que irão prejudicar o cultivo.
*Com apoio de Queli Franco