Capinópolis, Minas Gerais. Um grande número de visitantes compareceu ao Cemitério da Saudade neste dia 02 de novembro, celebrando o ‘Dia de Finados’. Neste ano, o público foi menor que em anos anteriores.
A prefeitura de Capinópolis forneceu transporte gratuito à população durante todo o dia. Do lado externo, o tráfego de veículos foi organizado por funcionários voluntários da prefeitura.
A equipe de controle de endemias do Município de Capinópolis e a Secretaria de Saúde estiveram presentes.
A secretaria de obras instalou tendas e um bebedouro na área externa do cemitério. A venda de flores e ornamentações movimentou o comércio no local.
O transporte público circulou das 7h às 18h, passando por todos os bairros da cidade.
Conheça o cemitério abandonado na região rural de Capinópolis
Além de estar em situação de abandono, o Cemitério do Cafanhoto recebe constantemente intervenções negativas de vândalos que danificam os túmulos. Também é visível a interferência de vários tipos de alimentos e bebidas, que são utilizados para rituais, sem nenhum cuidado com o meio ambiente, deixando o cemitério com vários restos de comida e de recipientes de bebidas alcoólicas.
O cemitério é uma importante fonte da história local, embora não esteja em funcionamento.
O nome Cafanhato vem de um antigo proprietário de terra do local, de origem espanhola, o que provoca certa confusão, pois muitas pessoas conhecem o antigo cemitério pelo nome de Gafanhoto.