CAPINÓPOLIS, PONTAL MINEIRO – No dia 01 de Dezembro todo o mundo se manifesta contra a aids, mas muitos ainda tem pouca informação sobre a doença.
A aids surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vírus da aids. O SIV presente no macaco-verde teria criado o HIV2, uma versão menos agressiva, que demora mais tempo para provocar a aids. Já os chimpanzés deram origem ao HIV1, a forma mais mortal do vírus.
É provável que a transmissão para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes, diz o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Não há consenso sobre a data das primeiras transmissões. O mais provável, porém, é que tenham acontecido por volta de 1930.
O dia 01 de Dezembro marca a luta mundial contra a doença.
Em Capinópolis, manifestações foram feitas pela Secretaria de Saúde do município no centro da cidade.
Capinópolis, cidade com pouco mais de 16.000 habitantes apresenta um índice elevado de doentes e a prevenção é essencial.
As formas mais comuns de contágio da AIDS são:
- Relações sexuais sem o uso da camisinha;
- Agulhas seringas ou instrumentos perfurantes contaminados com o vírus HIV;
- Transmissão materna: durante a gravidez, parto ou aleitamento materno.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, diariamente, surgem 7.500 novos casos.
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.