UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), esteve em Uberlândia, nesta quinta-feira (4), para a inauguração oficial da fábrica de cerveja da Ambev, cujas operações foram iniciadas em 2014. A solenidade começou por volta das 11h na própria unidade da empresa, que fica na zona rural da cidade. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), também participou do evento.
Dilma chegou ao aeroporto Tenente-Coronel-Aviador César Bombonato por volta das 10h30m e foi recepcionada pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado. Funcionários da Prefeitura, executivos da empresa, vereadores de cidades vizinhas, representantes de entidades sociais e militantes também aguardavam no local.
Toda a área do aeroporto foi cercada por militares da Polícia Militar (PM) e do Exército. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ambulâncias também eram vistos no entorno. Foram definidas quatro formas de saída da presidente do terminal em direção a Ambev. Por volta de 10h40, Dilma deixou o aeroporto, usando um helicóptero, e seguiu em direção à fábrica. Segundo militantes que participaram da recepção, ela cumprimentou cerca de 200 pessoas que estavam no local antes de partir para o evento.
No evento de inauguração, Dilma falou sobre a importância da instalação de uma indústria do porte da Ambev em Uberlândia para o desenvolvimento e o futuro da região e do país. O investimento da Ambev foi de R$ 770 milhões.
Ela ainda falou sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. “Nós temos que detectar os locais de água parada para podermos combater o mosquito. E agradeço o engajamento da Ambev nessa campanha”.
A presidente também lembrou da proximidade do Carnaval e pediu que os brasileiros se divirtam com responsabilidade. “Essa alegria tem que ser saudável e segura também”.
A solenidade acabou pouco antes do meio-dia. Em seguida, a presidente seguiu para o aeroporto de Uberlândia em seguida, onde embarcou para Brasília.
Cervejaria
A fábrica da Ambev em Uberlândia é a quarta da empresa em Minas Gerais e foi construída com um investimento mínimo de R$ 550 milhões. A cidade foi escolhida pela cervejaria ainda durante articulações da gestão do ex-prefeito Odelmo Leão (PP).
As obras começaram no início de 2012 e prosseguiram até 2014, quando começaram parte das operações da fábrica. Neste meio termo, em 2013, já na gestão do prefeito Gilmar Machado (PT), os incentivos da planta e protocolos foram reforçados entre a indústria e o Município.
* Com informações de Diogo Machado e Daniela Nogueira