O diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários de Belo Horizonte (Sindimetro), Pablo Henrique Ramos de Azevedo, foi algemado, nesta quarta-feira (26), após tentar impedir uma viagem que saía da estação Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Hoje, a categoria faria uma paralisação.
Os portões fecharam às 10h, e a reabertura estava prevista para às 16h. No entanto, o grupo voltou aos trabalhados cerca de dez minutos depois. Em conversa com a reportagem de O TEMPO momentos antes, Pablo informou que trabalhadores tiveram propostas para que não aderissem ao movimento.
“O motivo da paralisação é que a gente acha que tem que parar as mortes. Já perdemos quatro companheiros, o nível de contaminação dos trabalhadores entre os trabalhadores de transporte é maior que a média nacional. A gente só quer a vacina, Muita gente aderiu ao movimento mesmo com a empresa tentando bocoitar oferecedo hora-extra e dois de folgas para quem trabalhar nesse horário da paralisação. É uma prática antissindical, que não respeita à vida do trabalhador”, afirmou.
Em seguida, os portões foram reabertos e ele seguiu para as plataformas. Lá, o diretor tentou impedir a viagem. Um outro representante da categoria chegou a se desentender com um usuário do transporte.
Veja vídeo:
Após a confusão, Pablo foi algemado por agentes de segurança ferroviária e levado para a área próxima da bilheteria. Uma viatura da PM chegou ao local após a ocorrência.
A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para saber sobre a situação do diretor e o fechamento de outras estações.
Matéria atualizada às 13h15