A reconstrução da ponte que foi levada pela água de um rio na BR-265, entre Barbacena, no Campo das Vertentes, e Lavras, no Sul de Minas, ainda não tem data definida. Levantamentos e estudos estão sendo feitos por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a colocação de uma nova estrutura e também de um desvio provisório. O órgão informou que está avaliando se decreta emergência para agilizar a contratação dos serviços.
A estrutura, localizada no km 300 da rodovia, em Nazareno, no Campo das Vertentes, desabou durante um temporal na manhã de domingo. O Ribeirão Casa Nova encheu e a força da água levou a estrutura, de aproximadamente 12 metros. “A vazão percebida no corpo d’água tem previsão de recorrência de 50 anos”, informou o Dnit. O órgão indicou que a estrutura estava “íntegra” antes da cheia.
Quando a ponte foi levada, um acidente foi registrado. De acordo com a Polícia Militar (PM), o veículo passou pela ponte no momento que a estrutura havia caído. O motorista perdeu o controle da direção e o caminhão saiu para fora da pista. O condutor teve apenas ferimentos leves.
As melhores opções para desviar do local são as BRs 267 e 494. Quem estiver na região de Lavras e precisar ir para o outro extremo da estrada, em Barbacena, deve pegar a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até próximo de Oliveira, onde acessa a BR-494 e passa por Morro do Ferro, São Tiago e Ritápolis antes de chegar em São João del-Rei e voltar para a BR-265. Se a viagem for entre Barbacena e Lavras, o caminho de cerca de 150 quilômetros aumenta 80, totalizando 230 Km com o desvio.
Se o motorista estiver vindo de São Paulo com intenção de acessar a região de Barbacena, a opção é a BR-267, passando por Campanha, Caxambu e Aiuruoca até chegar em Juiz de Fora e ter condições de voltar a Barbacena.
Fonte: EM