Dona de uma loja de roupas infantis no bairro Castelo, em Belo Horizonte, Valquíria dos Santos, de 43 anos, criou uma forma de incentivar as crianças a doar as roupas e calçados que não precisam mais. Ela oferece um kit com uma sacola plástica e uma folha de papel para ser desenhada ou levar uma mensagem de quem está doando para quem vai receber os itens.
“Queremos engajar a criança na doação, fazendo que ela seja ativa nesse processo e se conscientize da importância deste processo, fazendo ela refletir sobre a necessidade das outras crianças”, explica. Para recolher as doações ele montou um trem de brinquedo em que os vagões são caixas que recebem as doações.
No começo da tarde deste sábado (22), a auxiliar administrativa Rosemare Machado, 57, estava com os netos Miguel e Maria Eduarda quando foi até a loja para comprar roupas e conheceu a proposta. “Pra mim foi uma surpresa, achei o projeto excelente, em um momento difícil como o que estamos passando sempre vai ter quem precise das roupas que não estamos usando mais. Faz com que desde de sempre as crianças tenham essa vontade de doar e ajudar ao próximo”, avaliou. Ela conta que em breve vai voltar a loja com doações e que os desenhos dos netos já está pronto.
Valquíria explica que outro ponto importante da campanha é o engajamento das crianças pelas redes sociais. “Nós orientamos que eles façam um desafio para outros amigos em postagens no Instagram, como forma de ampliar a campanha e conseguir mais doações. Nosso objetivo é arrecadar mil doações para impactar positivamente a vida de mil crianças”, descreve.
“Funciona assim, você vai no Instagram ou em outra rede social e coloca um vídeo seu mostrando o que você está doando. Então as pessoas que te seguem vão ficar conhecendo a iniciativa e postar também. Isso é bom porque você incentiva as outras pessoas”, explica Beatriz Panzera, 12, que tem mais de 20 mil seguidores no Instagram.
Bruna Mari Batistele, 38, é mãe do pequeno Lucca, 5, e também é organizadora de uma plataforma que reúne os pais dos “mini blogueiros” de Belo Horizonte e região, grupo que está apoiando a iniciativa. “Nos juntamos para divulgar eventos, iniciativas e também mostrar os trabalhos das crianças. E ver o que está sendo feito aqui é muito bom e estamos ajudando a ampliar essa campanha”, afirma.
Quem estiver interessado em participar das doações pode entrar em contato com a loja Pandolelê, que fica na Avenida dos Engenheiros 648, no bairro Castelo, ou pelo Instagram @Pandolele