Morreu na sexta-feira (18), aos 78 anos, dom Paulo Sérgio Machado, bispo emérito de São Carlos (SP) e segundo bispo da Diocese de Ituiutaba. Ele estava internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio, após sofrer complicações de saúde.
De acordo com a família, dom Paulo sofreu uma queda em sua casa e foi levado ao pronto atendimento em Coromandel, apresentando um corte na cabeça. Com o agravamento do quadro, ele foi transferido para Patrocínio, onde também foi diagnosticado com pneumonia e insuficiência renal.
O velório está sendo realizado na Igreja Sant’Ana, em Coromandel. O sepultamento ocorrerá às 17h deste sábado (19) no cemitério municipal da cidade.
Quem foi Dom Paulo Sérgio Machado
Nascido em Patrocínio, no dia 22 de novembro de 1945, dom Paulo Sérgio Machado foi um líder espiritual que deixou um importante legado na Igreja Católica. Ele se licenciou em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e se formou em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Sua ordenação como presbítero ocorreu em 8 de abril de 1972, e durante os 17 anos seguintes, ele exerceu seu ministério na cidade de Coromandel.
Além de seu trabalho pastoral, dom Paulo também foi um dedicado educador, lecionando Latim, Teologia Fundamental e Pastoral, e ocupando o cargo de secretário da Educação em Coromandel.
Em 26 de julho de 1989, ele assumiu o cargo de segundo bispo da Diocese de Ituiutaba, guiado pelo lema episcopal “Opus Solidarietatis Pax” (A Paz é fruto da solidariedade). No aniversário de seus 61 anos, dom Paulo foi eleito bispo da Diocese de São Carlos, cargo que assumiu oficialmente em 25 de janeiro de 2007.
Condolências
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de dom Paulo Sérgio Machado. Na mensagem, destacaram sua dedicação à fé e ao serviço ao próximo, além do impacto de sua liderança na diocese de São Carlos, especialmente nos festejos dos 100 anos da diocese, em 2008.
Dom Paulo deixa uma marca profunda de amor e sabedoria, sendo lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e acompanhar seu trabalho pastoral.
O sepultamento de dom Paulo será um momento de despedida para muitos fiéis que acompanharam sua trajetória e seguem inspirados por seu legado.