[doptg id=77]
Smartphones – O conceito de smartphone surgiu apenas no início dos anos 2000, fruto da fusão entre celulares comuns e PDAs, como os aparelhos da linha Palm e os iPads. Todos os sistemas de smartphone usados atualmente surgiram depois de 2007.
Tablets – Alguns produtos de nicho e com caneta digital foram lançados durante os anos 1990 e 2000, mas nunca se popularizaram. Apenas com o iPad, em 2010, a categoria se popularizou.
DVD – Em 1994, o velho VHS era o produto usado para ver filmes na TV. O formato DVD foi criado apenas em 1995, por um consórcio de empresas que incluía Philips, Sony, Panasonic e Toshiba.
TVs de tela fina – As primeiras TVs de plasma e LCD chegaram ao mercado apenas no início dos anos 2000.
Pen drives – Hoje você compra um desses por R$ 15. Mas em 1994 eles não estavam nem nos sonhos dos fãs de tecnologia. Na época, os arquivos eram guardados em disquetes de 1,4 MB, valor mais de 1.000 vezes inferior a um pen drive comum de 2 GB.
Fones de ouvido sem fio – O padrão Bluetooth começou a ser desenvolvido em 1994, mas sua primeira versão final foi lançada apenas em 1998. E foram necessários mais alguns anos até que o Bluetooth chegasse aos fones de ouvido.
Porta USB – Atualmente, por meio do USB, você pode conectar praticamente qualquer acessório ao computador e começar a usá-lo na hora. Mas em 1994 instalar uma simples impressora era um processo tedioso. Era necessário conectar o produto a uma porta serial ou paralela, instalar o driver correto e rezar para tudo dar certo. Criado em 1995, o padrão USB resolveu esse problema.
Monitor LCD – Assim como as TVs de tela fina, os monitores LCD começaram a aparecer somente por volta dos anos 2000.
Google – É praticamente impossível viver sem acessar o Google ou alguns de seus produtos nos dias atuais. A empresa nasceu apenas em 1998 e é bem mais nova do que algumas de suas rivais, como Apple e Microsoft.
GPS – O sistema de localização por satélites foi desenvolvido nos anos 1970, mas por décadas seu uso foi restrito a aplicações militares. Em 1996, os Estados Unidos liberaram sua rede de satélites para uso civil. Apenas alguns anos depois começaram a surgir os primeiros dispositivos de navegação GPS para o usuário final.