A busca pela criatividade constante aflige muitos profissionais que dependem dela. No entanto, o famoso ‘bloqueio’ criativo pode ocorrer em vários momentos da vida.
Nos tempos atuais, a criatividade tomou status de ouro nas startups e empresas ligadas à tecnologia. Os produtores de conteúdo para a Internet, youtubers, desenvolvedores de apps, desenhistas, roteiristas são constantemente desafiados a terem mais criatividade.
Mas será mesmo que só as áreas ligadas à tecnologia exige criatividade? A resposta, obviamente, é não.
Professores, administradores, gestores públicos são exemplos de funções que exigem a busca de processos criativos e eficientes.
A princípio, surge a velha pergunta — como grandes gênios permaneciam envolvidos no processo criativo? Cabe ressaltar que o Quociente de Inteligência — QI—, por si só, não é garantia de criatividade.
A motivação é uma propulsora do sucesso e da criatividade. Pessoas criativas tem um índice de motivação muito elevado.
Criatividade — Coragem suficiente para abraçar o ainda desconhecido
Gênios como Albert Einstein e Picasso são reconhecidos pela inteligência, e sobretudo, pela perseverança, concentração e foco absoluto.
Einstein tinha uma inteligência altíssima, no entanto, amava e era obcecado em buscar a sua teoria da relatividade. A curiosidade e a capacidade de estudar novas ideias era uma constante na vida do físico alemão.
Outro homem genial foi o pintor espanhol Pablo Picasso. Tido com um artista completo, Picasso era dedicado e focado em extrair o melhor da sua arte. O artista detinha determinação e foco a ponto de conhecer o ‘amago’ do processo, por consequência, conseguiu criar um estilo próprio e criativo.
“Criatividade não é um talento. É uma forma de agir”, disse o ator John Cleese.
5 Dicas para ter mais criatividade:
- Torne-se um especialista no seu segmento: Para ser mais criativo, você deve dominar sua atividade como um mestre, assim, você dominará todos os processos para exercer a atividade.
- Tenha um tempo fora do local de trabalho: É importante o tempo fora do trabalho para potencializar sua criatividade. Procure relaxar em ambientes calmos e quando possível, tenha um tempo sozinho(a).
- Tenha sempre um bloco de anotações e uma caneta próximo: As grandes ideias podem surgir à qualquer hora, no entanto, tenha papel e caneta para anotá-las. No dia seguinte, releia suas anotações e veja se realmente é algo interessante de se desenvolver. Se possível, faça desenhos e imagine sua ideia concluída.
- Inspire-se: Você não será criativo rodeado por pessoas pessimistas e com pouca cultura. Parece duro, mas é um fato. Estude muito, leia, assista vídeos na internet e fique inspirado.
- Ação: Ser inteligente, criativo e ter uma boa sacada não tem nenhum valor se você não implementar suas ideias. Tenha ação e claro, planejamento.
Por Paulo Braga