Os últimos momentos da corrida eleitoral em Minas Gerais foram marcados por disparadas históricas. Neste domingo (7), a apuração da votação mostrou que o mineiro quer mudança e Romeu Zema (Novo) —que estava em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto— disputará o 2º turno com Antônio Anastasia (Psdb) que liderava as pesquisas até então.
O atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), ficou em terceiro lugar e deixará o cargo com uma grande rejeição.
VEJA O RESULTADO PARA GOVERNADOR EM MG COM 100% DOS VOTOS APURADOS
A outra grande surpresa foi a eleição para o Senado Federal. Rodrigo Pacheco (MDB) —que aparecia em 4º lugar nas pesquisas de intenção de votos—, chegou em primeiro, seguido pelo jornalista Carlos Viana (PHS). Os dois foram eleitos.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) —que liderou as pesquisas eleitorais para o Senado até a última semana—, ficou em quarto lugar. Dilma garante uma derrota marcante ao Partido dos Trabalhadores em Minas —Estado responsável por sua reeleição em 2014 e pela eleição de Fernando Pimentel no primeiro turno das eleições daquele ano.
O Tudo Em Dia divulgou a apuração em tempo real.
Ao todo, 15.595.210 eleitores mineiros compareceram às urnas.
Na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputarão o segundo turno das eleições.
O segundo turno para a definição do novo presidente da República e de alguns governadores estaduais será dia 28 de outubro, três domingos após a primeira votação.
Somente há a necessidade de dois turnos em um pleito quando, na primeira votação, o vencedor não conseguir alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% + 1 — excluindo os votos brancos e nulos dessa conta.
Atualizado às 22h48 — novos resultados
Atualizado às 23h427 — novos resultados