Militares lotados na cidade de Ituiutaba/MG foram acionados para comparecer na MGC 226 KM 81 Município de Ipiaçu/MG onde teria uma ema ─ animal da fauna silvestre ─ ferida. O fato ocorreu nesta quarta-feira (16).
Ao chegar no local os Policiais Militares constataram que se tratava de uma EMA que possivelmente atropelada a mesma estava com umas das pernas fraturadas e um ferimento aparente grave, no corpo.
O animal foi removido com toda cautela ─ para não agravar os ferimentos ─ à uma clínica veterinária na cidade de Ituiutaba/MG., para atendimento emergencial médico veterinário especializado e caso seja necessário depois de uma avaliação médico Veterinária, pode ser transferida para Setor de Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia- UFU na cidade de Uberlândia.
“A migração de Animais Silvestres infelizmente é uma realidade, dentre os fatores podemos citar a expansão urbana, o avanço das fronteiras agrícolas, dentre outras esse conjunto de fatores acabam por destruir ou reduzir o habitat natural dos Animais Silvestre que fazem esta verdadeira caminhada pela vida em busca de alimento, água e abrigo”, disse a assessoria da Polícia ambiental.
“Cabe ressaltar que o Animal Silvestre não ataca, mas se acuado, pode por instinto atacar para se defender, sendo assim para preservar a integridade física dos animais e das pessoas o mais prudente e correto e ligar para as autoridades competentes para fazer correta contenção/captura e remoção do animal. A ema é uma ave corredora que vive nas planícies da América do Sul, do Brasil até o sul da Argentina, vive nas regiões campestres e cerrados. Embora possua grandes asas, ela não voa”, pontuou a PM ambiental.