Um encontro para traçar medidas de segurança e de prevenção a atos violentos na rede de ensino em Cachoeira Dourada, Minas Gerais, foi realizado na nesta quarta-feira (03) de abril. A reunião foi realizada na Secretaria de Educação e contou com a presença da secretária da pasta da educação, Marilda Silva, diretores da Escola Estadual e Escola municipal, representantes do Conselho Tutelar, representante de alunos, representantes de pais e professores e do comandante da Polícia Militar e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência — PROERD—, Sgt Weslei Bento de Lima.
A principal finalidade do encontro é planejar ações preventivas para reduzir atos infracionais, medo do crime e desordem pública.
Ações criminosas como o massacre de Suzano, realizado na Escola Estadual Professor Raul Brasil no Município de Suzano, no estado de São Paulo, acenderam um alerta nacional. O atentado deixou dez mortos no dia 13 de março de 2019.
Diante disso, foram esclarecidas algumas dúvidas dos representantes escolares, assim como foi firmado compromisso de apoio da Polícia Militar (PM) sempre que necessário, com foco no que se refere à segurança das escolas através da Patrulha Escolar e através de abordagens, Blitz Educativas. A continuidade do programa PROERD também visa promover a conscientização dos alunos melhorando a sensação de segurança no ambiente escolar.
Segundo o comandante da PM em Cachoeira Dourada, Wesley Bento, o momento é de conscientização e prevenção a atos violentos.
“Neste momento o principal é prevenir atos violentos no ambiente escolar, ou que envolva alunos e professores em geral. Em decorrência do acontecido na escola em Suzano é grande a preocupação, mesmo tendo um público estudantil com crianças e adolescentes de ótimo comportamento e mentores excelentes como temos em nossa pequena cidade, não há que se descuidar”, pontou o comandante.