CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Escola Governador Juscelino realizou neste sábado, 19 de setembro, A “Virada da Educação” – Uma caminhada com panfletagem foi realizada por professores e alunos no centro da cidade com objetivo de conscientizar os adolescentes com idade de 15 anos a 17 anos a retornarem à escola.
Segundo a educadora Queli Franco, a data da “Virada da Educação” foi escolhida para homenagear o educador Paulo Freire, que estaria completando 94 anos neste dia 19 de setembro – “É uma data de festa e reflexão, coroamento desta nova etapa da Educação em Minas Gerais, em que escolas, professores, alunos e comunidade assumem o pacto por uma Educação melhor, com base na conexão de saberes, práticas, competências, vivências dos sujeitos que compõem este universo”, disse Queli.
Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire foi o brasileiro mais homenageado da história – Ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard,Cambridge e Oxford.
Paulo Freire nasceu no Recife em 19 de setembro de 1921 — Morreu aos 75 anos em São Paulo em 2 de maio de 1997).
Durante a última semana, a Escola Governador Juscelino, realizou entrevistas e atividades com ex alunos que retornaram a escola depois de anos.
O vereador Jean Carlos Ribeiro compareceu ao evento e ressaltou a importância da educação na vida do cidadão – “Temos que apoiar, incentivar e contribuir para que a educação transforme a vida dos cidadãos”, disse Jean Carlos.