A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves realizou uma palestra na última quarta-feira (20) de novembro — ‘Dia da Consciência Negra’.
O evento foi realizado no pátio da escola, nos turnos matutino e vespertino. O público-alvo da palestra foram as crianças da educação infantil e de 1º ao 5º ano.
Segundo a supervisora Celida Martins, o assunto é trabalho ao longo do ano. “É o terceiro ano que a escola desenvolve este projeto, mas ao longo do ano é trabalhado no cotidiano escolar”, frisou a supervisora.
Celida Martins, Luzia Teodoro e Marly de Paula desenvolvem o projeto juntamento com a diretora Célia Martins.
Segundo a palestrante Luzia Teodoro, é um momento de reflexão. “Esse momento é muito importante, é dedicado à reflexão. Que neste dia, negros e brancos possam refletir que não é raça, religião ou classe social que determina o ser humano, o que define vai muito além, é o respeito, a aceitação. Devemos lutar por um mundo melhor, sem o pensamento retrógrado de preconceito”, disse.
Origem da celebração
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
O dia 20 de novembro foi escolhido por coincidir, supostamente, com o dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695. Palmares foi uma das maiores lideranças negras do Brasil e lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Cabe ressaltar que a abolição só foi assinada pela princesa Izabel em
O poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira foi o idealizador do ‘Dia Nacional da Consciência Negra’ em meados da década de 70.