As Escolas Municipais Aurelisa Alcântara de Souza e Higino Guerra, disputarão qual poesia representará Capinópolis na etapa estadual da ‘Olimpíada de Língua Portuguêsa’ do projeto ‘Escrevendo o Futuro’.
Os alunos do 5º ano das duas escolas apresentaram composições poéticas com o tema ‘O lugar onde eu vivo’ para disputar a etapa municipal.
O programa ‘Escrevendo o Futuro’ é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e visa contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.
Ao todo, três turmas do 5º ano do Higino Guerra apresentaram suas poesias. Dezenas de poemas foram apreciados por uma comissão julgadora, no entanto, apenas três foram pré-selecionados e um foi indicado para representar a escola na etapa de Capinópolis.
Os alunos Lucas Medeiros, Evelyn Araújo e Laura Beatriz — todos com 10 anos de idade— apresentaram as composições que melhor representaram o tema. Após análise da comissão julgadora, a poesia selecionada foi a do aluno Lucas Medeiros Souza, aluno da professora Maria Aparecida da Silva Costa.
‘Lugar bom de se viver’
Terra de gente alegre e feliz,
falo da minha amada Capinópolis,
como um eterno aprendiz.
Terra vermelha de verde campos.
A cada quilômetro, um novo encanto.
Milho, soja e outras plantações.
De tardezinha as crianças na rua brincado,
cachorro latindo, carros passando
e as Marias juntas cantando.
Lugar bom de se viver
Aqui aprendi andar, correr e a falar.
Oh! Como eu vivo feliz aqui.
Minha eterna Capinópolis,
que tanto aprendi a amar.
Lucas Medeiros.
Segundo a diretora da Escola Higino Guerra, Sâmia Balduíno, o programa é importante, já que incentiva os alunos a aperfeiçoar a escrita e leitura.
“Para a equipe pedagógica dessa escola, foi de grande valia falar sobre esse assunto, pois faz com que o aluno perceba ao seu redor a importância do lugar onde ele vive, fazendo com que tenha um olhar mais apurado sobre as perspectivas ao seu redor, na qual o seu convívio com a comunidade e a cultura do seu município, seja vista com um olhar diferenciado. Com isso o objetivo é de contribuir para a formação do aluno, visando à melhoria do ensino da leitura e da escrita”, disse a diretora.
A escola Aurelisa Alcântara de Souza também julgou as poesias dos alunos. O poema da aluna Sara Geovana Pereira Silva, 10 anos, foi selecionado para representar a escola na etapa municipal. Sara é aluna da professora Orseni Camilo de Oliveira Lucena.
‘O Cão de Rua’
Lá na rua onde moro
tem um amigo desprezado,
que sente fome e frio,
mas é por mim muito amado.
Toda manhã ele vem
pra me encontrar.
Vejo nos seus gestos
que gostaria de me falar.
Queria ter ele
pra ser meu companheiro,
mas mamãe me disse ...
filha, vou pensar primeiro.
Enquanto mamãe pensa,
cuido dele desse jeito,
comida e água na rua
e assim, ele fica satisfeito.
Se eu fosse deputado
aprovaria uma lei
para que todo animal
fosse bem cuidado
e nunca fosse nas ruas desprezado.
Sara Geovana Pereira Silva
Segundo a diretora da escola Aurelisa Alcântara de Souza, Maria das Dores de França, conhecida como ‘Zefa’, o projeto tem o objetivo de retratar a vivência dos alunos.
“O poema foi trabalhado nas salas de quinto ano, dentro do Projeto Olimpíada da Língua Portuguesa, com o objetivo de despertar o gosto por poemas e retratar a realidade de sua vivência, cujo tema é o ‘Lugar onde vivo'”, disse a diretora.
Até o dia 26 de setembro, a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Capinópolis deverá julgar e apresentar a poesia que representará o município na etapa estadual. O resultado da etapa nacional será no dia 10 de dezembro de 2019.