O escritor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, 74 anos, guru do bolsonarismo, conhecido apenas como Olavo de Carvalho, morreu na última segunda-feira (24.jan.2022). A informação foi divulgada pela família do escritor em uma rede social, já na madrugada desta terça-feira (25.jan.2022).
Olavo de Carvalho havia sido diagnosticado com covid-19 no dia 15 de janeiro e estava internado em um hospital de Richmond, na Virgínia. O escritor morava nos Estados Unidos desde 2005.
Ele deixa a esposa, Roxane, 8 filhos e 18 netos.
Projeção de pautas ideológicas
Natural de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho ganhou projeção ao publicar vídeos e livros rejeitando as pautas associadas às militâncias de esquerda. Com sua ideologia, acabou tornando-se o “guru” do conservadorismo e da extrema direita nas redes.
Olavo se considerava professor de filosofia, foi um dos grandes aliados ideológicos do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.
Rompimento com Bolsonaro
Olavo rompeu com Bolsonaro em meados de 2020, quando publicou um vídeo direcionando críticas e xingamentos ao governo. O escritor dizia estar decepcionado com o presidente por considerar ter sido usado por ele como uma espécie de “garoto propaganda”. Em dezembro do ano passado, comentando a possibilidade de reeleição do mandatário este ano, Olavo afirmou que a “briga já está perdida”.
Negacionismo
Olavo de Carvalho teve uma postagem do Twitter deletada pela rede social em janeiro de 2021, sobretudo, por apresentar conteúdo negacionista sobre a pandemia de covid-19.