O formol faz mal ao cabelo e à saúde. O uso desta substância química em produtos cosméticos para alisar os cabelos ou fortalecer as unhas pode dentre outros males causar câncer.
O uso do formol foi proibido em 2009 depois de intensas pesquisas científicas que comprovaram que a substância era nociva à saúde mesmo quando utilizado em pequenas concentrações, mas ainda é possível encontrar quem o utilize para fins estéticos.
Os especialistas garantem que quando um indivíduo submete-se a um alisamento de cabelo com formol, este pode inicialmente mostrar-se muito eficaz, mas após algum tempo, o formol torna o cabelo mais poroso favorecendo a sua quebra, e deixa o cabelo totalmente sem brilho.
Por isso quem deseja alisar o cabelo deve ir a um bom salão de cabeleireiro, onde o profissional seja qualificado e experiente no assunto para garantir que o procedimento terá o resultado esperado a curto e a longo prazo.
É importante ainda que o produto alisante seja indicado para o seu tipo de cabelo. Para alisar cabelos crespos, muito encaracolados, estilo afro a substância química ideal é o Hidróxido de Sódio, que é um produto sem cheiro que pode permanecer até 30 minutos no cabelo e que necessita de retoque na raiz dentro de aproximadamente 6 meses.
Já quem deseja alisar os cabelos que são encaracolados, mas não afro, deve optar pelo Tioglicolato de amônia, e que possui o cabelo misto com cachos pouco definidos e vários sentidos de crescimento dos fios deve optar pelo Hidróxido de Guanidina. Todos eles conferem bons resultados e não contém formol na sua fórmula.