O Governo de Minas Gerais anuncia uma nova fase de expansão do serviço Emergência MG, que agora estará disponível em 61 municípios a partir desta sexta-feira (28/6). O serviço, que permite o acionamento das forças de segurança pela internet, alcançará mais de 6 milhões de pessoas, representando 29% da população do estado.
Lançado pelo governador Romeu Zema em dezembro de 2023, o Emergência MG já está em sua quarta fase de expansão. Inicialmente testado em Lagoa Santa, o serviço se expandiu para a capital e outros oito municípios, e depois para mais 24 cidades. Agora, com a inclusão de 27 novos municípios, mais de 1 milhão de mineiros poderão acessar o serviço de segurança pública de forma ágil e tecnológica.
Camila Leonel, moradora de Itabirito, vê a expansão como um grande avanço na política pública. “Quanto mais fácil for o acesso aos canais de emergência, mais chances temos de inibir o avanço de um crime ou, até mesmo, de salvar uma possível vítima. A tecnologia tem que estar ao lado de todos, inclusive, da Segurança Pública”, ressalta.
O Emergência MG é pioneiro no Brasil ao permitir que o usuário acione a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar pela mesma plataforma via chat. O serviço pode ser acessado pelo site oficial (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo MG App e pelo Telegram, buscando por “Emergência MG”.
Além da praticidade, o serviço também é inclusivo, possibilitando seu uso por pessoas surdas. A interface tecnológica permite o compartilhamento de localização, envio de fotos e realização de vídeo chamadas, o que pode ser crucial em situações de emergência, como na orientação para manobras de desengasgo.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destaca a importância dessa expansão: “Essa é mais uma expansão significativa, em um curto espaço de tempo, desde o lançamento do serviço. Desejamos que nos próximos meses novas expansões possam levar o serviço para cada vez mais mineiros, num esforço conjunto de garantir atendimento seguro e de qualidade em outra plataforma, e não somente por meio da ligação.”
O Emergência MG é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e foi desenvolvido de forma integrada, com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Prodemge, TabControl e Seplag.