A EXPOPEC, que seria realizada em setembro de 2024, uma das principais festas agropecuárias de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, teve seu adiamento confirmado.
Tradicionalmente realizada em setembro para coincidir com as celebrações do aniversário da cidade, o evento deste ano não ocorrerá na data prevista. A decisão foi anunciada pela prefeita Leandra, através de suas redes sociais, na última quinta-feira, 8 de agosto. Veja:
O adiamento do evento deve-se a uma série de contestações judiciais que interromperam o processo de contratação da estrutura necessária para a realização da festa. Segundo informações apuradas pelo portal Tudo Em Dia, essas ações judiciais foram decisivas para que o evento não pudesse ser realizado no mês tradicional.
A prefeita Leandra manifestou sua indignação em uma publicação online, afirmando que as medidas legais visavam prejudicar a realização da EXPOPEC. Em suas palavras, “Mais uma vez estão tentando acabar com a alegria do povo. As eleições nem começaram, mas o jogo sujo deles começou”. A declaração sugere que as ações judiciais têm motivações políticas, possivelmente ligadas ao clima eleitoral que antecede as próximas eleições municipais.
Apesar do contratempo, a chefe do executivo municipal garantiu que o processo de organização será reiniciado e que a EXPOPEC 2024 ainda acontecerá em outra data, a ser definida.
Este ano, Ituiutaba celebra 123 anos de história. Contudo, o mês de aniversário do município deverá ser marcado por uma redução significativa nas comemorações. Além do adiamento da EXPOPEC, o tradicional feriado de 16 de setembro foi removido do calendário oficial, também devido a uma ação judicial, intensificando a percepção de que questões políticas estão interferindo nas festividades locais.