CAPINÓPOIS – Com sensação térmica acima de 40°C, o município de Capinópolis começa a viver um grande drama que pode levar a cidade a ter racionamento de água distribuída pela COPASA. A prefeita Dinair Isaac agendou para esta terça-feira, 14, uma reunião emergencial para discutir o assunto.
Observando a previsão do tempo dos institutos climatológicos, não dá para ter tanta esperança nas próximas semanas, visto que um deles, mostra que deve chover até o dia 25, menos de 10mm de acumulado. “É hora de todos nós agirmos com responsabilidade”, disse a prefeita.
“Vamos nos reunir e tomar uma decisão que não prejudique a população, mas que não deixe a nossa cidade em situação de calamidade”, comentou Dinair.
A situação não tem sido diferente no campo, onde os produtores rurais aguardam a chegada do período chuvoso para o plantio da safra de verão, que em Capinópolis tem mostrado crescimento nas áreas de soja e milho. Para o secretário municipal de Agricultura, Wagner Juvêncio, a situação é crítica também no setor rural, e como sempre acontece, além de não ter um seguro adequado para sua safra, o produtor tem ainda que estar orando por um bom período de chuvas. “Vida de produtor rural não é fácil, uma hora o excesso de chuvas, outra hora a falta de chuvas. Nesse momento já há um atraso no plantio em muitas regiões”, disse.