O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou nesta quinta-feira (23) que a falta de doses de vacinas contra Covid-19 para adultos é “uma página virada”. A declaração ocorreu em coletiva de imprensa, na qual o chefe da pasta disse que é possível considerar que “100% dos adultos” foram contemplados pela campanha.
“Na população acima de 18 anos, foi aplicada primeira dose em 93,34% e, segunda, em 47,06%. Há uma demora no lançamento dos dados no sistema. Se temos esses dados oficiais, o número de vacinados é maior do que isso. Praticamente todos os municípios chegaram na vacinação de 18 anos e, para quem não chegou, temos doses disponíveis. É questão de tempo que todo adulto seja vacinado”, defendeu.
“Todo adulto teve a oportunidade de se vacinar. Temos doses disponíveis para todos os adultos. Caso algum município não tenha, falte uma vacina, o Estado tem doses da Coronavac para vacinação de adulto. [Falta de doses] é uma página virada”, acrescentou.
Baccheretti detalhou que Minas Gerais recebeu 29 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 e distribuiu mais de 27 milhões às regionais. Dessas, 24 milhões estão com os municípios, de acordo com o médico. “
Não falta vacina para adulto. O foco hoje é pegar a vacina da Pfizer e mandarmos para todos os municípios para reforço e adolescentes”, concluiu.
Assista à coletiva de imprensa na íntegra: